Secretário de Estado da Proteção Civil em Vale de Cambra

03 Maio 2018

Artur Neves, Secretário de Estado da Proteção Civil, visitou Vale de Cambra na passada semana com o objetivo de se inteirar sobre o trabalho que a Autarquia está a desenvolver na defesa da Floresta e consequente prevenção dos incêndios florestais.

Artur Neves foi recebido no Edifício Municipal pelo Executivo Municipal, pelo Presidente da Assembleia Municipal, Miguel Paiva e pelo Presidente da Câmara, José Pinheiro que informou sobre “o trabalho muito intenso que a Câmara Municipal de Vale de Cambra está a desenvolver na limpeza de terrenos e na própria sensibilização da população para esta questão”, colocando em cima da mesa algumas questões que estão na ordem do dia no que respeita à prevenção dos fogos, com especial ênfase para a limpeza de terrenos e fiscalização.
Ao Secretário de Estado foi assim, apresentado o processo de gestão da rede das faixas de gestão de combustível levado a cabo pelo município, momento em que o Gabinete Técnico Florestal – Proteção Civil Municipal aproveitou para esclarecer algumas questões relacionadas com esta matéria.

“A gestão de combustível florestal é vital para evitar tragédias como as que aconteceram em junho e outubro de 2017”, realçou Artur Neves.

O périplo pelo concelho contemplou ainda a visita à Helipista de Algeriz, em Macieira de Cambra, e ao Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro que serve o Concelho e que desenvolve a sua missão nas infraestruturas da Helipista e no edifício de apoio logístico e administrativo.

Ao final da manhã, a comitiva deslocou-se ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra onde foi recebida Perante a Direção e Comando da Corporação, que fizeram uma apresentação das excelentes condições deste espaço.

O Secretário de Estado da Proteção Civil já tinha presidido à comemoração do 58.º Aniversário da Associação e reiterou uma vez mais a sua ideia de que é “inaceitável que morram pessoas por causa dos incêndios florestais nas suas casas ou em estradas, pelo que as medidas de prevenção que tanto têm dado que falar são mesmo para serem cumpridas”, enaltecendo assim “as grande condições de prevenção e combate e o grande trabalho técnico que a Autarquia, em conjunto com os GIPs e com os Bombeiros, está a levar a cabo”.