Casa da Cota: pólo estratégico para o Turismo

24 Março 2015

A Câmara Municipal de Vale de Cambra assinou no passado dia 21 de março'15, um protocolo com o ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e Florestas para a cedência da Casa da Cota da Montanha (localizada no lugar de Felgueira, em Arões). José Pinheiro, Presidente da Câmara Municipal realçou a importância do acto para o Município e a sua particular relevância para o crescimento do Turismo "sendo um projeto âncora para a nossa estratégia". O documento foi formalizado em Trebilhadouro, no final do périplo da Ministra Assunção Cristas pelo concelho de Vale de Cambra.

José Pinheiro, Presidente da Câmara Municipal e João Pinho, Vice – Presidente do ICNF celebraram assim, o acordo que permitirá dar o primeiro passo para a recuperação de um edifício devoluto, mas pleno de significado e estrategicamente localizado.

Nas mãos da Câmara Municipal, a Casa da Cota (também conhecida como antiga casa do guarda florestal) será um centro nevrálgico de uma estratégia de dinamização do espaço rural que se estende a todo o conjunto de freguesias predominantemente de montanha. O edil destacou mesmo que com a assinatura deste protocolo "atingimos mais uma etapa para o desenvolvimento do município enquanto destino turístico sustentável".

"A criação do centro interpretativo da Vitela da Raça Arouquesa, aliado à Floresta e aos seus múltiplos patrimónios, a concepção de rotas e percursos orientadores da prática de touring cultural e o incentivo à criação e valorização da vitela são forma a uma estratégia articulada, cujo impacto positivo se espera, alcance uma propagação de escala nacional ou mesmo internacional", referiu José Pinheiro.

O trabalho de requalificação do espaço passa pelo restauro da construção, presentemente em estado de abandono e degradação e tem por finalidade recuperar um interessante exemplar da tipologia de casa florestal, conferindo-lhe uma nova função, de índole sociocultural, através da sua reconversão numa instalação polivalente, aberta à comunidade e aos visitantes.

A valorização funcional do espaço envolvente será realizada através da requalificação do parque de merendas para potenciar a qualidade da paisagem existente e possibilitar a sua dinamização em conjugação com a polivalência da Casa Cota na vertente turística.
A Casa Cota da Montanha assume-se pois, como um spot imprescindível, um próximo desafio que valorizará e potenciará a vertente turística no concelho de Vale de Cambra.