Vale de Cambra já tem Oleões em todas as freguesias

04 Março 2020

Para garantir o destino adequado aos óleos alimentares usados, a Câmara Municipal de Vale de Cambra implementou novos oleões em todo o Concelho.
No total são cerca de 19 oleões, em todas as freguesias do concelho, e que irão permitir, acima de tudo, a valorização de um importante recurso (os óleos alimentares usados) salvaguardando o meio ambiente. Neste sentido, a nova medida virá ainda contribuir para a redução da carga poluente nas ETAR’s e para a emissão de gases com efeito de estufa (GEE) para a atmosfera.
“Esta medida enquadra-se na estratégia global do Município de, paulatinamente, criar locais de deposição para as várias tipologias de resíduos domésticos. O correto encaminhamento dos óleos alimentares usados, evita a contaminação dos solos e linhas de água. Estes resíduos, quando lançados para a rede de saneamento, solidificam, criando barreiras físicas e provocando entupimentos, contribuindo para a ineficácia dos esgotos e dos sistemas de tratamento de águas residuais. Assim, além dos ganhos ao nível do ambiente, promove-se a valorização de um resíduo, que transformar-se-á num recurso importante - o biodiesel”, refere o Executivo Municipal.

• > Assim sendo, como proceder?

Em casa, deve depositar os óleos alimentares usados numa garrafa ou garrafão de plástico (depois de arrefecidos). Quando a embalagem estiver cheia e bem fechada, deverá deposita-la no oleão mais próximo – o contentor laranja, devidamente identificado. Esse óleo será, posteriormente recolhido e encaminhado para a reciclagem, após a qual será aproveitado e transformado em novos produtos.
Esta é uma medida que trará mais vantagens para todos! Contribua e faça a sua parte.