Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Município de Vale de Cambra
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Apresentação do livro 'Vesti-me de vermelho para que me visses no meio da multidão'

22 Abr 2023
Adicionar a calendário 2023-04-22 00:00:00 2023-04-22 00:00:00 Europe/Lisbon Apresentação do livro "Vesti-me de vermelho para que me visses no meio da multidão" Evento

Susana Paiva, natural de Vale de Cambra (Codal), apresenta o seu primeiro livro numa sessão organizada pela Câmara Municipal, no próximo dia 22 de abril’23, Dia do Livro, sábado. O evento terá lugar na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra, pelas 21h, e a entrada é livre.

“Vesti-me de vermelho (para que me visses no meio da multidão)” será assim apresentado “em casa”, numa sessão em que será abordado o processo de escrita, o processo de edição e o espetáculo de teatro de que serve de base o livro de poesia.

O livro

O desfilar dos pensamentos de mulher que vive no sótão das suas memórias está latente nas páginas da obra. São memórias de uma relação que sonha e que não se sabe se alguma vez chegou a existir, por falta de coragem em assumir o que sente. Este projeto pretende provocar um acordar para uma realidade constante e crescente e ajudar a refletir sobre a nossa incapacidade de demonstrar amor. São poemas que surgiram de forma espontânea, resultado de uma reflexão silenciosa sobre uma realidade que se torna gritante. O ser humano é um ser emocional. Que não nos falte a coragem para assumir o amor.

A autora

Natural de Vale de Cambra, Susana Paiva é atriz profissional, encenadora de teatro de amadores, e professora de expressão dramática e de teatro.

Inicia o seu percurso artístico em 1999 no TeatrUBI, na Covilhã, onde exerceu funções desde atriz, até ser diretora do grupo em 2002. Ingressa na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), no Porto, em 2003, no Curso de Teatro/Interpretação, e obtém licenciatura em 2007. Em 2011, obtém o Mestrado em Encenação/Interpretação e, em 2014, conclui a Pós-graduação em Teatro e Comunidade, ambos os cursos também ministrados na ESMAE.

Em paralelo, participa em Masterclasses de Clown e Commedia Dell ‘Arte. Leciona Expressão Dramática em escolas por pouco por todo o Norte de Portugal, e encena grupos de Teatro de Amadores em Paredes, desde o ano 2000 e em Valongo, desde 2016.

Foi atriz em várias companhias profissionais, de entre elas, “Teatro Art’Imagem”, Teatro do Bolhão” e “Dream Metaphor” onde, nesta última, participa também como autora de textos dramáticos e poéticos. “Utopia ou excesso da realidade” é de sua autoria, espetáculo da companhia.

E mais recentemente, escreve, encena e interpreta “Vesti-me de Vermelho [para que me visses no meio da multidão]”, próxima peça de teatro do grupo, com músicas originais, que tem por base o presente livro de poesia e que dá nome ao espetáculo.

Recentemente pudemos vê-la, também, no espetáculo “A FÁBRICA, Memórias e Sonhos” com direção artística de António Capelo, apresentado ao público em Maio de 2022 na antiga fábrica Martins & Rebello.

» PARTICIPE. A ENTRADA É LIVRE.