Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Município de Vale de Cambra
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Prevenção Primária nas Escolas: Proteger as nossas Crianças

Prevenção Primária nas Escolas: Proteger as nossas Crianças
17 Março 2025

O Município de Vale de Cambra está a iniciar um projeto de prevenção primária nas escolas através do Espaço Trevo que se desenrolará até 22 de maio.

O projeto é composto por programas de desenvolvimento de competências sociais, emocionais e comportamentais e abarca os municípios de Vale de Cambra, Arouca, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira e Oliveira de Azeméis.

Em Vale de Cambra integram as sessões quatro salas dos jardins de infância do C.E. do Búzio e o JI de Rôge.

A iniciativa faz parte das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana do Porto, sendo o Espaço Trevo responsável pelo desenvolvimento e operacionalização de todo o projeto. O objetivo global é o de promover a aprendizagem e o treino sistemático de competências pessoais, sociais, emocionais e comportamentais nas temáticas de promoção dos Direitos Humanos, a igualdade, não discriminação e não violência através de Intervenção lúdica, intensiva e estruturada.

Inovadora, a ideia assenta numa lógica de intervenção suportada pela elaboração de diagnóstico e o planeamento das ações, tendo em conta a inexistência atual nos territórios de atuação de um programa de prevenção primária neste âmbito. A prevenção primária afigura-se fundamental na medida que contribui para a erradicação das práticas de violência, mais especificamente por permitirem identificar e intervir precocemente ao nível das suas raízes, sejam estas culturais, históricas, sociais, políticas, económicas e simbólicas.

O objetivo global é o de promover a aprendizagem e o treino sistemático de competências pessoais, sociais, emocionais e comportamentais nas temáticas de promoção dos Direitos Humanos, a igualdade, não discriminação e não violência através de Intervenção lúdica, intensiva e estruturada em sessões de grupo dirigidas a crianças do Pré-Escolar e pessoas de referência. As sessões são planeadas por forma a que as temáticas a abordar sejam apresentadas de forma simplificada tendo em conta o desenvolvimento cognitivo e emocional da faixa etária em questão.

A solução proposta considera que a prevenção primária da violência é essencial na medida em que possibilita desenvolvimento de competências de autorregulação emocional, comunicação assertiva, identificação de sentimentos, empatia e de resolução de conflitos e por conseguintes, estratégias de ponderação e responsabilidade baseadas no pensar antes de agir com perspetiva de que a assimilação dessas ferramentas seja transversal ao longo do ciclo de vida.

Ao intervirmos precocemente e ao nível da prevenção primária estamos a acautelar a probabilidade de novos casos de vitimização e perpetração emergirem futuramente.

Estamos, portanto, a proteger as nossas crianças.