Água mais barata, sem aumentos de preço

01 Agosto 2014

A Câmara Municipal de Vale de Cambra, que apresenta os valores mais baratos relativamente à média do Entre Douro e Vouga, não aumentou em 2014, o preço do abastecimento de água, águas residuais e resíduos. O consumidor paga o mesmo de 2013, no que respeita a esses serviços, sendo que o executivo municipal optou por não aplicar qualquer aumento à taxa em vigor, de acordo com proposta de José Pinheiro, Presidente da Câmara Municipal.

O serviço de abastecimento de água, até 5m3, em Vale de Cambra é o mais barato do Entre Douro e Vouga.
Ao analisar os valores, constata-se que, em Vale de Cambra, o valor total da fatura do abastecimento de água é dos mais baratos entre os cinco municípios que constituem o Entre Douro e Vouga. Assim, o valor de um consumidor/mês (até 5 m3), ronda os 2,22€, um valor mais baixo do que a média do EDV de 4,04 €. Para uma família de três quatro pessoas, que consuma 15m3/mês, Vale de Cambra tem valores abaixo, na ordem dos 17€, estando desta forma, abaixo da média do EDV que é de 22,01€.

No que respeita aos preços do saneamento, em Vale de Cambra, a taxa para 5m3/mês é de 2,22€, o que significa que estamos, mais uma vez, abaixo da média do EDV que se situa nos 2,96€. Já para uma família de três a quatro pessoas, com o consumo nos 15m3/mês, o valor do serviço de saneamento é de 6,74€, continuando abaixo da média dos preços praticados na Região do EDV, sendo mesmo o segundo mais barato.

Quanto à recolha de resíduos sólidos, a fatura em Vale de Cambra para 5m3/mês, é de 2,83€, situando-se uma vez mais entre os valores mais baixos da média do EDV (3,18€). Para os 15m3/mês, o valor da recolha de RSU, Vale de Cambra também apresenta valores mais baixos (3,53€) do que a média do Entre Douro e Vouga que está nos 5,11€.
Juntando os três serviços: água, saneamento e resíduos, e concluindo os cálculos, Vale de Cambra está, em suma, abaixo da média dos preços praticados no EDV. Ou seja, apresenta quer para os 5m3 (10,55€), quer para os 15m3 (27,91€), preços mais baratos do que a média da região do EDV que oscila entre os 13,42€ (5m3) e os 37,61€ (15m3).
Para além destes valores, a Câmara Municipal de Vale de Cambra tem em vigor taxas sociais para famílias carenciadas e taxas específicas para famílias numerosas, bem como o Cartão Municipal do Idoso, que oferece vantagens e descontos de acordo com o rendimento de cada um.
Apesar de tudo, a Câmara Municipal deliberou recentemente, manter o atual Tarifário de Abastecimento de Água, Águas Residuais e Resíduos Sólidos Urbanos para o Ano de 2014.

PARA ALIVIAR OS ORÇAMENTOS DAS FAMÍLIAS:
CÂMARA MANTÉM PREÇOS DA ÁGUA

"Ainda que a recomendação do ERSAR seja para o aumento de custo do preço da água para o consumidor e que a situação financeira da Câmara Municipal exija algumas medidas também por parte da receita, entendemos no entanto, que a atual conjuntura socioeconómica nos pede aturada reflexão", declarou o Presidente da Câmara Municipal na sua proposta para que o preço da água, saneamento e resíduos se mantivesse inalterável relativamente a 2013.
Ao tomar como referência o estudo de caraterização dos agregados familiares acompanhados pelos gabinetes de apoio à família e comunidade do Município, José Pinheiro destacou que existe um sobrendividamento de 70% das famílias, sustentando assim a sua proposta.
"Não nos parece o momento para fazer pesar ainda mais os orçamentos familiares, pelo que proponho, ainda que com esforço para a Câmara Municipal, que no corrente ano se mantenha o tarifário em vigor, à semelhança do que defendi no ano passado", referiu – em reunião de Câmara do passado dia 1 de julho'14, o Presidente.

Recorde-se que o ERSAR envia diretrizes aos municípios a informar sobre a necessidade da revisão dos tarifários dos serviços de água e resíduos, e – em 2014 – a Câmara Municipal, atenta às necessidades da população, optou por não os aumentar.