'Condomínio Aldeia' em Pontemieiro avança com a comunidade

"Condomínio Aldeia" em Pontemieiro avança com a comunidade
18 Abril 2024

A Câmara Municipal implementa o projeto em aldeia da Pontemieiro e conta com a colaboração da comunidade.

A Câmara Municipal de Vale de Cambra está a implementar o “Condomínio Aldeia”, na aldeia de Pontemieiro, freguesia de Junqueira. Trata-se de um projeto financiado pelo Fundo Ambiental com o objetivo primordial de transformar a paisagem tornando-a mais organizada e resiliente aos incêndios florestais.

Na aldeia da Pontemieiro, em Junqueira – Vale de Cambra, a azafama tem sido muita, mas vale a pena a transformação que se está a operar no espaço público.

Por iniciativa da Câmara Municipal, e apoio da Associação dos Amigos da Pontemieiro, as acessibilidades a determinados locais; a tipologia de árvores ou a beneficiação de caminhos ou de pontos de abastecimento de água para combate a incêndios, são trabalhos que irão fazer com que o lugar obtenha o estatuto de “Condomínio Aldeia de Pontemieiro”.

O objetivo dos condomínio aldeia é garantir a resiliência, a sustentabilidade e a valorização do território através da reconversão, na envolvente das habitações, de territórios classificados como matos ou floresta (territórios florestais) noutros usos, geridos estrategicamente, garantindo a segurança de pessoas, animais e bens, o fornecimento de serviços ecossistémicos e o fomento da biodiversidade.

Nesse sentido, uma das medidas adotadas é a reconversão das espécies de árvores. Assim, onde antes existiam eucaliptos, estão agora plantadas árvores de fruto; carvalhos ou medronheiros. Tudo em benefício da paisagem, onde foi também requalificado um caminho florestal com uma escadaria em pedra que dá acesso ao curso de água.

No condomínio aldeia da Pontemieiro, pretende-se efetuar tipologias de intervenção que vão desde a recuperação dos territórios agrícolas ou agroflorestais abandonados e reconversão dos territórios exclusivamente florestais na envolvente às áreas edificadas para outros usos e atividades.

O objetivo é que estes terrenos sejam estrategicamente geridos para agricultura de conservação; pomares, olivais e vinhas, com técnicas de plantação e condução adequadas à paisagem e às características do local; que sejam também potenciados sistemas agroflorestais, incluindo o aproveitamento da regeneração natural de folhosas autóctones bem como a existência de prados e pastagens permanentes melhoradas.

Já no que respeita à valorização da paisagem, através de infraestruturas e estruturas, pretende-se que existam intervenções em elementos identitários da paisagem, falamos aqui, por exemplo do caminho e ponte pedonal e a recuperação de estruturas associadas à rega e drenagem, de melhoria do fundo de fertilidade do solo e do sistema hídrico, designadamente o tanque de água que está, agora, reabilitado.

Também prevista está a beneficiação e recuperação de galerias ribeirinhas e controlo de espécies exóticas invasoras, designadamente da acácia e a implementação de métodos alternativos à queima de sobrantes agrícolas e florestais, através da implementação de projeto de vermicompostagem.

A Câmara Municipal pretende ainda efetuar a construção de rede viária florestal de acesso alternativo à área edificada, com um único ponto de acesso viário sem saída, e a instalação de bocas de incêndio que assegurem o fornecimento de água em situação de incêndio rural.

Uma das medidas ainda a destacar é a formação da comunidade para a gestão do fogo. Esta formação permitirá promover junto da população mecanismos cooperativos ou de apoio na utilização de maquinaria, rebanhos ou realização de culturas ou ocupações do solo que beneficiem toda a comunidade.