Educação é prioridade da Câmara no início do ano letivo 23/24

12 Setembro 2023

Ano após ano, a autarquia reforça e consolida a atenção e cuidado com a Educação de todas as crianças e jovens, em idade escolar, e que residem no nosso concelho. Este ano com um aumento do número de alunos, consequência do fenómeno migratório a que temos assistido.

Apostando claramente numa Educação de qualidade para todos, a Câmara Municipal de Vale de Cambra reforça a aposta na Ação Social Escolar para o novo ano letivo, fazendo um esforço para acompanhar as exigências e as próprias dificuldades económicas que as famílias atravessam no atual contexto nacional e mundial.

Tratam-se assim, de medidas que refletem o investimento que a Autarquia tem vindo a fazer nos apoios aos alunos que frequentam as escolas do concelho e que neste ano ascendem aos cerca de 80 mil euros.

Destacando que o objetivo primordial destas medidas é garantir um percurso inclusivo e igual para todos, o Presidente da Câmara, José Pinheiro, explica que “compete à Câmara Municipal definir os termos e as condições de acesso aos apoios. Estamos a viver anos de transição no que respeita à educação, e ao próprio contexto nacional e mundial, atravessamos o exigente período de transferência de competências para as autarquias, pelo que é também com redobrada atenção e exigência que trabalhamos a Educação, favorecendo condições de igualdade no acesso a recursos básicos a um percurso educativo bem sucedido”.

Para o ano letivo de 2023-2024 destacam-se assim, as seguintes medidas de ação social escolar:

- Oferta de Fichas de Trabalho e de kits de material escolar a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico;

- Oferta de panamá para o pré-escolar, no âmbito de uma parceria com a Colep, Packaging, Portugal, SA.

- Atividades de complemento curricular (visitas de estudo) no valor de 10€ para cada criança do 1.º Ciclo dos escalões A e B da ação social escolar;

- Apoio aos alunos do 5.º ao 12.º ano de escolaridade no valor de 25 euros, destinado a despesas escolares, a carregar no cartão de cada aluno.

Enquadram-se ainda neste âmbito as medidas de apoio subjacentes à gratuitidade dos transportes escolares dos alunos (desde o início do ensino básico até à conclusão do ensino secundário) e o apoio em bolsas de estudo a alunos do ensino secundário ao superior.

Mas, o apoio aos alunos vai para além daquilo que são as medidas de apoio direto e material aos alunos e famílias.

• A mobilização de parcerias com instituições locais de modo a garantir o bem-estar das crianças de famílias cujo horário de trabalho não é compatível com os horários dos jardins de infância e que asseguram as atividades de animação e apoio à famílias na educação pré-escolar;

• O serviço de intervenção especializada de Psicologia e Terapia da Fala, dirigido às crianças do pré-escolar e 1º ciclo que apoia ao nível das dificuldades de aprendizagem, promovendo o sucesso educativo das crianças;

• As atividades de enriquecimento curricular (AEC) no 1º ciclo em estreita articulação com o Agrupamento de Escolas de Búzio e Academia de Música de Vale de Cambra. As AEC procuram acima de tudo proporcionar momentos lúdicos e de desenvolvimento de competências das crianças. Os alunos terão acesso à Atividade Física e Desportiva, Expressões Artísticas, Música e nos 3º e 4º anos também à Probótica. Serão desenvolvidas atividades que contemplam a programação e a robótica, com o objetivo de fomentar o pensamento computacional, uma habilidade fundamental para o "mundo moderno, onde as tecnologias da informação estão cada vez mais presentes em praticamente todos os aspetos da vida", mas também o desenvolvimento de atividades que estimulem a exploração com o meio, o contacto com a arte e a sua importância na valorização da identidade cultural local.

• O projeto "A Hora dos SuperQuinas" da Federação Portuguesa de Futebol será também implementado em Vale de Cambra a título experimental em contexto de AEC e consiste numa oferta lúdica de atividade física e desportiva com o objetivo de desenvolver competências motoras e combater o sedentarismo, com e sem a manipulação da bola.

Somam-se, ainda, os serviços de âmbito municipal que serão articulados com o Agrupamento de modo a reforçar as experiências e vivências dos alunos, criando novas oportunidades de crescimento e de contacto com o meio.

Será cumprido o objetivo de (re)abertura da Escola de Vila Chã após um ano de intervenção para beneficiação do espaço. Uma requalificação que passou pela melhoria das instalações existentes e pela sua ampliação, criando novos espaços e condições para cerca de 150 alunos do pré-escolar e 1º ciclo.e projetos