

- Município
- Viver
- Vale de Cambra
- Documentação Online
- Área Económica e Financeira
- Avisos e publicações
- Consultas de discussão pública
- Contratos
- Orçamento
- Outros procedimentos concursais
- Plano de prevenção de risco de gestão
- Planos e Relatórios
- Recursos Humanos
- Regulamentos Municipais
- Relatórios Reclamações/Sugestões
- Sessões da Assembleia Municipal
- Reuniões de Câmara Municipal
- Direito de oposição
- Protocolos e Contratos
- Formulários
- Hasta Pública
- Serviços Municipais
- Ação Social
- Instituições de Apoio Social
- Instituições de Apoio Social
- Associação Valecambrense de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente
- Centro de Promoção Social e Cultural de Junqueira
- Centro Social Paroquial da Freguesia de Arões
- Centro Social Paroquial S. João Batista de Cepelos
- Centro Social Paroquial de S. Pedro de Castelões
- Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa/Núcleo de Vale de Cambra
- Fundação Luiz Bernardo de Almeida
- FOCUS
- Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra
- Apoios às Instituições Particulares de Solidariedade Social
- Pedidos de Apoio Técnico
- Instituições de Apoio Social
- Rede Social
- Projetos I Respostas I Parcerias
- Atendimento e Acompanhamento Social
- Instrumentos de Planeamento Social
- NLI - Núcleo Local de Inserção
- Instituições de Apoio Social
- Água e Saneamento
- Cultura
- Desporto
- Associativismo
- Emprego & Formação
- Juventude/Tempos Livres
- Educação
- Florestas
- Obras municipais
- Saúde
- Urbanismo
- Gabinete de Veterinária
- Metrologia
- Ambiente
- Habitação
- Ordenamento do Território
- Mobilidade e Transportes
- Ação Social
- Visitar
- Investir
-
Início
-
Viver
-
Vale de Cambra
-
Notícias
- Educação é prioridade da Câmara no início do ano letivo 23/24
Educação é prioridade da Câmara no início do ano letivo 23/24

Ano após ano, a autarquia reforça e consolida a atenção e cuidado com a Educação de todas as crianças e jovens, em idade escolar, e que residem no nosso concelho. Este ano com um aumento do número de alunos, consequência do fenómeno migratório a que temos assistido.
Apostando claramente numa Educação de qualidade para todos, a Câmara Municipal de Vale de Cambra reforça a aposta na Ação Social Escolar para o novo ano letivo, fazendo um esforço para acompanhar as exigências e as próprias dificuldades económicas que as famílias atravessam no atual contexto nacional e mundial.
Tratam-se assim, de medidas que refletem o investimento que a Autarquia tem vindo a fazer nos apoios aos alunos que frequentam as escolas do concelho e que neste ano ascendem aos cerca de 80 mil euros.
Destacando que o objetivo primordial destas medidas é garantir um percurso inclusivo e igual para todos, o Presidente da Câmara, José Pinheiro, explica que “compete à Câmara Municipal definir os termos e as condições de acesso aos apoios. Estamos a viver anos de transição no que respeita à educação, e ao próprio contexto nacional e mundial, atravessamos o exigente período de transferência de competências para as autarquias, pelo que é também com redobrada atenção e exigência que trabalhamos a Educação, favorecendo condições de igualdade no acesso a recursos básicos a um percurso educativo bem sucedido”.
Para o ano letivo de 2023-2024 destacam-se assim, as seguintes medidas de ação social escolar:
- Oferta de Fichas de Trabalho e de kits de material escolar a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico;
- Oferta de panamá para o pré-escolar, no âmbito de uma parceria com a Colep, Packaging, Portugal, SA.
- Atividades de complemento curricular (visitas de estudo) no valor de 10€ para cada criança do 1.º Ciclo dos escalões A e B da ação social escolar;
- Apoio aos alunos do 5.º ao 12.º ano de escolaridade no valor de 25 euros, destinado a despesas escolares, a carregar no cartão de cada aluno.
Enquadram-se ainda neste âmbito as medidas de apoio subjacentes à gratuitidade dos transportes escolares dos alunos (desde o início do ensino básico até à conclusão do ensino secundário) e o apoio em bolsas de estudo a alunos do ensino secundário ao superior.
Mas, o apoio aos alunos vai para além daquilo que são as medidas de apoio direto e material aos alunos e famílias.
• A mobilização de parcerias com instituições locais de modo a garantir o bem-estar das crianças de famílias cujo horário de trabalho não é compatível com os horários dos jardins de infância e que asseguram as atividades de animação e apoio à famílias na educação pré-escolar;
• O serviço de intervenção especializada de Psicologia e Terapia da Fala, dirigido às crianças do pré-escolar e 1º ciclo que apoia ao nível das dificuldades de aprendizagem, promovendo o sucesso educativo das crianças;
• As atividades de enriquecimento curricular (AEC) no 1º ciclo em estreita articulação com o Agrupamento de Escolas de Búzio e Academia de Música de Vale de Cambra. As AEC procuram acima de tudo proporcionar momentos lúdicos e de desenvolvimento de competências das crianças. Os alunos terão acesso à Atividade Física e Desportiva, Expressões Artísticas, Música e nos 3º e 4º anos também à Probótica. Serão desenvolvidas atividades que contemplam a programação e a robótica, com o objetivo de fomentar o pensamento computacional, uma habilidade fundamental para o "mundo moderno, onde as tecnologias da informação estão cada vez mais presentes em praticamente todos os aspetos da vida", mas também o desenvolvimento de atividades que estimulem a exploração com o meio, o contacto com a arte e a sua importância na valorização da identidade cultural local.
• O projeto "A Hora dos SuperQuinas" da Federação Portuguesa de Futebol será também implementado em Vale de Cambra a título experimental em contexto de AEC e consiste numa oferta lúdica de atividade física e desportiva com o objetivo de desenvolver competências motoras e combater o sedentarismo, com e sem a manipulação da bola.
Somam-se, ainda, os serviços de âmbito municipal que serão articulados com o Agrupamento de modo a reforçar as experiências e vivências dos alunos, criando novas oportunidades de crescimento e de contacto com o meio.
Será cumprido o objetivo de (re)abertura da Escola de Vila Chã após um ano de intervenção para beneficiação do espaço. Uma requalificação que passou pela melhoria das instalações existentes e pela sua ampliação, criando novos espaços e condições para cerca de 150 alunos do pré-escolar e 1º ciclo.e projetos