Assistentes Operacionais encontram-se em Vale de Cambra

17 Julho 2023

A Câmara Municipal de Vale de Cambra, através do projeto "Raízes" leva a cabo o sétimo Encontro de Assistentes Operacionais da Comunidade Educativa com o tema

"(Con)Viver com os Conflitos na Escola". O encontro acontece a 18 de julho, na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra e, neste momento já tem cerca de 60 inscrições.

No programa participam Ana Vicente, do IAC - Instituto de Apoio à Criança para apresentar o tema sobre a Prevenção e Gestão de Conflitos em Contexto Escolar e, já na segunda parte, a docente Mónica Soares, que é também formadora e mediadora de conflitos escolares e familiares sob o tema "Mediação de Conflitos: Capacitar para uma Nova Cultura de Convivência".

O evento conta ainda com um espaço aberto à discussão e colocação de dúvida, e encerra pelas 12h15.

Notas sobre as Oradoras

• Ana Vicente

Licenciada em Biologia e Mestre em Biologia Celular pela Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra. Formação Especializada em Educação Especial – Problemas Intelectuais e Multideficiência, pelo Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração de Aveiro. Pós-Graduada em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar.

É docente efetiva, fazendo atualmente, parte do quadro do Agrupamento de Escolas de Penela no grupo de Educação Especial.

Desde 2013 encontra-se destacada no Instituto de Apoio à Criança a exercer funções técnico-pedagógicas. É técnica de referência no Grupo de Trabalho da Atividade Formativa, desenvolvendo uma grande parte do seu trabalho no âmbito das parcerias com Agrupamentos de Escola no projeto de Mediação Escolar do IAC – Instituto de Apoio à Criança, e em articulação e cooperação direta com os elementos das equipas dos Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família nas Escolas.

• Mónica Nogueira Soares

Professora Adjunta na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti e na Universidade da Maia. Docente, formadora e mediadora de conflitos escolares e familiares.

Nota Biográfica

Doutorada em Psicologia com uma investigação na área da conflitualidade e violência em contexto escolar. Licenciada e mestre em Psicologia pela Universidade do Porto.

Pós-graduada em Psicologia nos Centros de Saúde e em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar. Possui cursos de especialização em perturbações do comportamento alimentar e em mediação familiar. Atua desde 2006 em contexto escolar e formativo. É coordenadora e mentora do projeto de mediação escolar “Mediação de Conflitos – Por uma nova Cultura de Convivência”.

Exerceu funções na Cruz Vermelha Portuguesa e atualmente exerce funções na ADEIMA, integrada na Divisão de Educação da Câmara Municipal de Matosinhos (especificamente no Agrupamento de Escolas Abel Salazar).

Enquanto formadora tem lecionado diversas formações para docentes e outros públicos-alvo no âmbito da psicologia, das competências relacionais, da gestão e mediação de conflitos. Autora do livro “Educação para a Convivência na Escola”.