

- Município
- Viver
- Vale de Cambra
- Documentação Online
- Área Económica e Financeira
- Avisos e publicações
- Consultas de discussão pública
- Contratos
- Orçamento
- Outros procedimentos concursais
- Plano de prevenção de risco de gestão
- Planos e Relatórios
- Recursos Humanos
- Regulamentos Municipais
- Relatórios Reclamações/Sugestões
- Sessões da Assembleia Municipal
- Reuniões de Câmara Municipal
- Direito de oposição
- Protocolos e Contratos
- Formulários
- Hasta Pública
- Serviços Municipais
- Ação Social
- Instituições de Apoio Social
- Instituições de Apoio Social
- Associação Valecambrense de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente
- Centro de Promoção Social e Cultural de Junqueira
- Centro Social Paroquial da Freguesia de Arões
- Centro Social Paroquial S. João Batista de Cepelos
- Centro Social Paroquial de S. Pedro de Castelões
- Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa/Núcleo de Vale de Cambra
- Fundação Luiz Bernardo de Almeida
- FOCUS
- Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra
- Apoios às Instituições Particulares de Solidariedade Social
- Pedidos de Apoio Técnico
- Instituições de Apoio Social
- Rede Social
- Projetos I Respostas I Parcerias
- Atendimento e Acompanhamento Social
- Instrumentos de Planeamento Social
- NLI - Núcleo Local de Inserção
- Instituições de Apoio Social
- Água e Saneamento
- Cultura
- Desporto
- Associativismo
- Emprego & Formação
- Juventude/Tempos Livres
- Educação
- Florestas
- Obras municipais
- Saúde
- Urbanismo
- Gabinete de Veterinária
- Metrologia
- Ambiente
- Habitação
- Ordenamento do Território
- Mobilidade e Transportes
- Ação Social
- Visitar
- Investir
-
Início
-
Viver
-
Vale de Cambra
-
Notícias
- Plano para as Comunidades Desfavorecidas de Vale de Cambra
Plano para as Comunidades Desfavorecidas de Vale de Cambra
Na passada sexta-feira, dia 30 de junho, decorreu a primeira sessão de apresentação do Programa de Financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência dirigido às comunidades desfavorecidas do concelho de Vale de Cambra. A sessão teve lugar pelas 18h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
A apresentação iniciou-se com a nota de abertura por parte da Vereadora Mónica Seixas, que elencou a “promoção da saúde” como “o grande foco” do Plano de Ação para as Comunidades Desfavorecidas.
José Pinheiro, Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, encerrou a sessão com palavras de motivação a todas as equipas e parceiros presentes, nomeadamente a Cruz Vermelha Portuguesa/Delegação de Vale de Cambra, a ADRIMAG e a FOCUS, CRL.
Os projetos aprovados, que totalizam um financiamento de 3 580 920,00€, focam-se, de uma maneira geral, em temas como a saúde mental, a inclusão de pessoas com deficiências e/ou incapacidades e ainda na promoção de uma alimentação saudável, principalmente em crianças e jovens.
Pretende-se, assim, estabelecer respostas sociais inovadoras e inclusivas, de forma a combater a pobreza e a exclusão, de acordo com as vulnerabilidades atuais do território, explicou Paula Ferreira, chefe de divisão de Ação Social do Município, que na apresentação enumerou as operações individuais deste PACD de Vale de Cambra:
• Valoriza-te (CMVC e CVP – Delegação de Vale de Cambra): Criação de uma Casa da Comunidade em diferentes territórios do concelho, de forma a promover a proximidade com a comunidade local, contribuindo para o combate do isolamento social e geográfico;
• Imparidades (FOCUS, CRL): Ações que pretendem combater a pobreza e promover a inclusão social de pessoas com deficiência e/ou incapacidade;
• Caminhos para a Coesão (CMVC e ADRIMAG): Criação de respostas dirigidas à população com experiência/vivência de problemas de saúde mental, permitindo a inclusão na vida social e no mercado de trabalho;
• Avaliação do estado de saúde mental (CMVC): Avaliação do estado de saúde mental de crianças e jovens do município de Vale de Cambra, recorrendo a um modelo multidisciplinar e modelos de inteligência artificial;
• Acompanhamento, monitorização e avaliação das operações (CMVC): Implementação de um conjunto de ações de planeamento estratégico e operacional, monitorização e avaliação das Operações;
• Promoção da Saúde – respostas de proximidade (CMVC): Resposta de prevenção que assenta nos princípios da promoção da saúde humana, aplicados pelos domínios da alimentação e nutrição e da psicologia às problemáticas da ingestão alimentar desajustada e consumos excessivos de álcool, particularmente nos mais jovens.
Neste momento, 74% do investimento previsto tem candidaturas submetidas pela autarquia e parceiros diretos. Trata-se de um projeto ambicioso e que se antevê profícuo permitindo potenciar a melhoria da qualidade de vida das comunidades.
O projeto é financiado pela Comunidade Europeia e República Portuguesa através do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).