Biblioteca Tricotada: Mais de 400 peças feitas à mão na zona pedonal

07 Junho 2022

Mais de 400 peças tricotadas decoram a zona pedonal no centro da cidade de Vale de Cambra por ocasião das Festas do Município e de Santo António, em Vale de Cambra.

A inauguração aconteceu no centro da cidade de Vale de Cambra – zona pedonal (R. Domingos de Almeida) num cenário de peças elaboradas no âmbito do “Projeto Biblioteca Tricotada”. A instalação é constituída por mais de 400 peças tricotadas em grupo ou individualmente, pela população local e outras pessoas de diversas localidades que quiseram participar do projeto. Durante a presente edição foram realizados 9 encontros coletivos, com a participação de diversas instituições e particulares, num total de cerca de 140 pessoas, e foram utilizados 398 novelos de lã.

O projeto Biblioteca Tricotada surgiu por iniciativa da Câmara Municipal, através da Biblioteca Municipal e teve a sua primeira edição em 2015 com o propósito de manter as tradições de artes manuais como o tricot e o crochet.
Aproximar a população do concelho aos serviços da Biblioteca Municipal e incentivar o gosto pelo livro e pela leitura é também um dos objetivos.
O sucesso desta primeira edição fez com que o projeto se alargasse com várias intervenções ao longo dos anos.

Colaboram a tricotar, em 2022, as seguintes Instituições:
ADRIMAG CLDS Vale+Social
Associação das Artesãs de São Salvador de Rôge
ATREB - Associação de Trebilhadouro
Casa do Professor e Universidade Sénior de Vale de Cambra
Centro de Promoção Social e Cultural de Junqueira
Centro Social e Paroquial de Arões
Centro Social e Paroquial de S. Pedro de Castelões
Comissões de Idosos
Fundação Luíz Bernardo de Almeida
Gabinete de Apoio à Família e Comunidade da Cruz Vermelha Portuguesa de Vale de Cambra
Grupo Desportivo e Cultural de Algeriz