Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Município de Vale de Cambra
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Educação: Projeto RAÍZES apresenta-se à região

Educação: Projeto RAÍZES apresenta-se à região
06 Abril 2022

A Universidade do Porto recebeu um encontro de trabalho no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE).

No encontro, onde marcaram presença a Vereadora do Pelouro da Educação e a Equipa do Projeto Raízes do Município de Vale de Cambra, partilharam-se os resultados, por parte de cada município da Área Metropolitana do Porto, no que diz respeito ao contributo para combater o abandono escolar e o insucesso, bem como para gerar novas lógicas de construção local da educação.

O Projeto Raízes que se inscreve no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) teve a oportunidade de partilhar as boas práticas desenvolvidas no âmbito da promoção do sucesso educativo no concelho de Vale de Cambra, onde conta com uma equipa multidisciplinar que intervém na educação pré-escolar (crianças com 5 anos), alunos do 1º ciclo e alunos do 2º ciclo (5º ano).

Durante o seu curto período de implementação (inicio em junho de 2018) o Raízes, ancorado no Gabinete de Avaliação e Intervenção, acompanhou individualmente 235 crianças, totalizando 1214 ações de avaliação e 2808 sessões de intervenção. Complementarmente tem vindo a desenvolver programas em contexto de sala de aula envolvendo 1200 crianças de 70 turmas, num total de 460 sessões, contribuindo ainda ativamente para a capacitação dos atores educativos.

“Tem sido um percurso gratificante, baseado numa cultura de cooperação com o Agrupamento de Escolas, as Instituições locais, as associações de pais, as Juntas de Freguesia e sobretudo com as famílias, célula fundamental para o desenvolvimento equilibrado das nossas crianças e jovens”, destaca a Vereadora da Educação, Mónica Seixas que explica ainda que “reconhecendo a importância do impacto do Projeto como recurso de apoio na promoção do sucesso educativo, o Município assumiu a sua continuidade para além do financiamento comunitário que terminou em dezembro de 2021”.

O testemunho do “Raízes” além fronteiras municipais, reveste-se assim, da maior importância na promoção do sucesso educativo local, proporcionando um ensino cada vez com maior qualidade no nosso concelho.