Câmara promove escavação arqueológica no Crasto em Vila Cova de Perrinho

17 Agosto 2020

Promovida pela Câmara Municipal de Vale de Cambra, encontra-se a decorrer na Zona Industrial do Rossio, em Vila Cova de Perrinho, a escavação Arqueológica da Mamoa 1 do Crasto. Com esta intervenção pretende-se estabelecer um conjunto de medidas de minimização de impactes resultantes da Expansão da Zona Industrial do Rossio (Fases 3 e 5), nos termos da legislação em vigor, nomeadamente no que se refere à Mamoa, localizada em área de incidência direta de implementação de lotes.

Autorizada pela Direção Geral do Património Cultural da Direção Regional de Cultura do Norte - DGPC/DRCN, a obra é realizada pela empresa EON Indústrias Criativas, Lda. que procede à escavação integral do monumento e salvaguarda do espólio que eventualmente possa surgir e que passará a fazer parte da coleção de Arqueologia do Museu Municipal.

Uma mamoa ou tumulus é um monumento megalítico que consiste num montículo artificial que cobre uma câmara dolménica. Pode ser de terra, revestida por uma couraça de pequenas pedras imbricadas, ou ser apenas constituída por pedras. As mamoas apresentam geralmente uma forma oval ou circular. São edificadas com pedra e areia e tinham a finalidade de esconder e proteger a sepultura, cobrindo-a completamente. São estruturas de tamanho variável, que tapavam completamente a câmara e o corredor, quando este existia. As couraças de revestimento das mamoas feitas de terra, que possivelmente ainda seriam visíveis na altura da construção, acabam provavelmente por ficar mais ou menos revestidas por vegetação algum tempo depois.