Câmara Municipal combate a vespa das galhas do castanheiro

img_20200521_085257
img_20200521_100841
29 Maio 2020

Ciente da importância do castanheiro para a economia local, e atenta à propagação desta praga, a Câmara Municipal de Vale de Cambra tem vindo, desde 2017, a implementar a luta biológica face à vespa das galhas do castanheiro. A operacionalização do combate já está no terreno e no passado dia 21 de maio, foram efetuadas 5 largadas do parasitóide Torymus sinensis em soutos localizados nas diferentes freguesias do municipio.
Os resultados não são imediatos, realça a autarquia, podendo levar vários anos para que se atinjam taxas de parasitismo significativas. Contudo é a fórmula mais eficaz conhecida até agora, sendo que não podem ocorrer tratamentos inseticidas que prejudiquem o estabelecimento do parasitóide.
A autarquia avisa ainda que “a aplicação de inseticidas não tem resultados contra esta vespa e é contra-indicada pois é incompativel com a luta biologica”.
A vespa das galhas do castanheiro foi detetada pela primeira vez na região do Entre-Douro-e-Minho em 2014. Esta é uma praga que tem apenas como hospedeiros as plantas de Castanheiro, sendo o principal sintoma o aparecimento de galhas, a partir de meados de abril, nos ramos mais jovens, nos pecíolos ou na nervura central das folhas.
Esta praga provoca assim, a redução do crescimento dos ramos e a frutificação, podendo diminuir drasticamente a produção e a qualidade da castanha e conduzir ao declínio dos castanheiros.

O combate à vespa da galha do castanheiro impõem-se desta forma como meio para, antes de tudo, salvar o castanheiro e a saúde dos soutos, e consequentemente, de salvaguarda à economia local.