Foral de Cambra disponível para consulta

22 Fevereiro 2018

No mês em que se assinala mais um aniversário da Atribuição do Foral à Terra de Cambra, a 10 de fevereiro, colocamos disponível no nosso site, informação sobre o facto bem como o fac-símile do “Foral de Cambra”. Esta é uma edição da Câmara Municipal, onde além da transcrição em português da época, poderá apreciar a reprodução fotográfica do livro que se encontra no Arquivo Nacional Torre do Tombo.

Em 1514, no dia 10 de fevereiro, Macieira de Cambra (sede da Terra de Cambra e, posteriormente, do concelho de Cambra até 1926), viu-lhe determinada a autonomia concelhia através da atribuição do Foral. Além do Foral, existe outro símbolo demonstrativo da autonomia, neste caso judicial, da Terra de Cambra: o Pelourinho de Macieira de Cambra.

O Pelourinho é uma coluna de pedra colocada num lugar público de uma cidade ou vila onde eram punidos e expostos os criminosos. Os pelourinhos foram, também, pelo menos desde finais do século XV, considerados o padrão ou o símbolo da liberdade municipal. O Pelourinho de Macieira de Cambra está classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto n.° 23122 de 11-10-1933.

Saiba tudo aqui