10.ª Edição da Mostra Tradicional da Broa de Milho de Paraduça

23 Abril 2017

Nos dias 8 e 9 de abril, a Associação de Desenvolvimento Turístico e Promoção Cultural de Paraduça (ADTPCP), em colaboração com a Câmara Municipal de Vale de Cambra, realizou a décima edição da Mostra tradicional da Broa de Milho de Paraduça, com um conjunto de iniciativas que apontaram para um programa essencialmente cultural.

No primeiro dia, foi inaufurado o PR 6 – Paraduça e cerca de 250 caminheiros percorreram o novo percurso pedestre de Vale de Cambra – O Vale Mágico, na aldeia de Paraduça, no interior da freguesia de Arões. A rede de percursos criada no concelho de Vale de Cambra tem como objetivo proporcionar momentos de lazer, em contacto com a natureza, mas, também, a descoberta do território, das gentes e locais de Vale de Cambra – o que se faz, o que se produz.

Ainda no primeiro dia, durante a tarde, numa iniciativa promovida pelo CDLS|Vale + Social, em parceria com a Associação Paraduça, um grupo de crianças e jovens escuteiros aprenderam como se confeciona a Broa de Milho, visitaram os currais dos animais e tiveram a oportunidade de brincar com alguns jogos tradicionais.

No domingo, 8 de abril – dia da “Festa da Broa” –, o destaque esteve na maior adesão da população local, para a qual contribuiu a cooperação entre a Associação promotora e as entidades do concelho, Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Grupo de Folclore Terras de Arões.

A ADTPCP continua o trabalho de proximidade com a população, a qual e tem mostrado recetiva às atividades e de ano para ano e participativa nas festividades, atribuindo valor à vida em Paraduça.

Na sequência do que vem sucedendo em anos anteriores, a iniciativa desenvolveu-se num local típico da aldeia de Paraduça, a “Eira da Cavadinha”, junto ao Forno Comunitário, local outrora utilizado para a realização das festividades da localidade, podendo-se afirmar que ali se encontra o “palco” da aldeia.

Logo pela manhã de domingo, foi levado o cereal aos moinhos, para ali ser moído. Iniciou-se a fazedura da broa, trabalho levado a cabo pelas mãos sábias das mulheres da aldeia. Durante a tarde, continuaram a sair as fornadas de broas, com o acompanhamento de petiscos tradicionais – entre os quais, rojões e papas de carolo –, regados pelo saboroso Vinho Verde local.

A animação foi levada a cabo pelo Grupo de Folclore “Terras de Arões” e por um Grupo de Concertinas.