Festa da Broa de Milho de Paraduça

25 Março 2017

A Associação de Desenvolvimento Turístico e Cultural de Paraduça, com o apoio da Câmara Municipal de Vale de Cambra, promove nos próximos dias 8 e 9 de abril, a Festa da Broa de Milho de Paraduça. Um evento que é já uma referência na região e conta com várias atividades de teor gastronómico e etnográfico.

A iniciativa, à semelhança dos anos anteriores, vai integrar as comemorações do Dia Nacional dos Moinhos – Moinhos Abertos de Portugal, que se assinala a 7 de abril, e vai ter abertos ao público os cinco moinhos de rodizio da aldeia de Paraduça.

O Dia Nacional dos Moinhos – Moinhos Abertos de Portugal é uma iniciativa organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia e pretende chamar a atenção para o inestimável valor patrimonial dos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral.

Assim, nos dias 8 e 9 de abril, entre as 10h00 e as 18h30 será possível efetuar visitas guiadas e assistir a demonstrações de funcionamento dos moinhos, bastando para tal marcar a sua visita previamente, através do telefone 912 499 925.

Integrado ainda na iniciativa, será inaugurado, no sábado, dia 8 de abril, às 09h00, o Percurso Pedestre (PR6) de Paraduça.

Segundo Sérgio Ferreira, responsável pela Associação de Desenvolvimento Turístico e Cultural de Paraduça, o evento surgiu com “o intuito de dinamizar a região de forma a desenvolver economicamente e socialmente a mesma, utilizando um produto regional presente na mesa de todos os agricultores desta região”.

José Pinheiro, presidente da autarquia, destaca a importância “da broa como a base de subsistência em tempos de grandes dificuldades e escassez de alimentos. A presença de fornos em todas as moradias, mesmo nas construções mais recentes, demonstra a importância bem enraizada deste produto. A existência de fornos e moinhos comunitários, a produção de milho e tradições adjacentes às atividades relacionadas com esta, são importantes fatores de identitários da região. Cabe-nos a todos nós ajudar e apoiar na manutenção destas tradições”, concluiu o autarca.

Pode consultar o programa no ficheiro em anexo: Programa