AVISO: Lagarta do Pinheiro

01 Março 2017

A Processionária ou Lagarta do Pinheiro (Thaumetopoea pityocampa Schiff.) é o principal inseto desfolhador dos pinheiros e cedros em Portugal e o seu nome advém do facto de constituir longas "procissões" de lagartas que se dirigem das árvores para o solo, onde irão crisalidar.

Nos últimos anos têm-se observado ataques de elevada intensidade desta praga, facto que se atribui, principalmente, às condições climáticas verificadas.

Em ambiente urbano, este inseto impõe uma vigilância constante e combate urgente e atempado, sobretudo em caso de ataques severos e sucessivos, dadas as consequências que pode trazer em termos de saúde pública - estas lagartas libertam milhares de pelos urticantes, que se espalham pelo ar, podendo causar graves reações alérgicas no ser humano e outros animais e, em casos extremos, a morte.

No entanto, a solução não residirá, nunca, no abate das árvores infestadas, estando disponíveis diversas medidas alternativas de controlo deste inseto.

Durante o período das "procissões", que podem ocorrer de janeiro a abril, de acordo com as regiões do país e as condições do clima, podem intercetar-se e destruir-se as lagartas antes que estas alcancem o solo.

Nunca se deverá tocar na Lagarta do Pinheiro. Nas escolas e outros locais onde estejam presentes crianças, deve ser impedido o seu acesso à zona das árvores atacadas, sobretudo na altura em que as lagartas descem da árvore.

No passado dia 27 de fevereiro, os jardineiros da Câmara Municipal, com o apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários, procederam à remoção dos ninhos de Processionária na Escola Básica 2.3 Dairas.