Câmara compra antigo cinema e devolve-o à cidade

07 Setembro 2016

A Câmara Municipal de Vale de Cambra comprou o edifício do emblemático cinema da cidade, um investimento de 475 mil euros e que é o arranque de um projeto que irá trazer ao concelho de um novo pólo cultural. A ideia passa por dotar o espaço das condições necessárias para a promoção de eventos de grande dimensão, do teatro, à música, passando pela dança, congressos ou seminários.

A requalificação do antigo cinema, classificado como património de interesse municipal em dezembro de 2014, servirá ainda como âncora de revitalização do centro urbano de Vale de Cambra, estando previsto o lançamento em breve de um concurso de ideias para o aproveitamento do imóvel. A assinatura da escritura pública de aquisição, que hoje se realiza, é assim o primeiro passo para devolver o antigo cinema aos cambrenses, uma promessa do atual presidente da autarquia, José Pinheiro.

Atualmente, o edifício, que está localizado numa zona privilegiada do centro do concelho, encontra-se desativado da sua função inicial, funcionando agora como espaço comercial. No entanto, as suas características construtivas são de uma sala de espetáculos com dimensões que permitem a sua afetação a um programa de intervenção diversificado. Dividido em três pisos, todos com acesso ao exterior, os mais de mil metros quadrados do antigo cinema contam ainda com diversos espaços, nomeadamente áreas técnicas, terraço, áreas de apoio, quatro lojas e garagem.

De acordo com José Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, a aquisição do antigo cinema "é uma oportunidade única de criar um pólo cultural que contribua de forma decisiva para a dinamização do concelho", lembrando que o edifício "foi durante décadas uma referência no concelho, constituindo um marco de significativo valor para a memória coletiva de várias gerações de cambrenses". "O próximo passo", sustenta José Pinheiro," é, "criar um projeto financeiramente viável e que possa dotar o imóvel das condições para se assumir como um verdadeiro espaço multiusos ao serviço da população de Vale de Cambra".

Inaugurado a 11 de julho de 1970, o antigo cinema assumiu-se, desde logo, como uma referência no panorama cultural da região. Veiga Simão, então Ministro da Educação, presidiu à cerimónia de inauguração, que contou ainda com as presenças de figuras como o Governador Civil de Aveiro ou o à altura presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, Prado e Castro. Com quase mil lugares sentados, e um cartaz que ia do cinema aos mais afamados espetáculos de variedades da época. Até ao início da década de 1990, tornou-se numa das âncoras de desenvolvimento cultural do concelho e espaço de reunião e encontro da população mais jovem.