Paralelos de Leitura: Escultura na Biblioteca

12 Outubro 2015

São dezasseis peças, dezasseis paralelos de leitura. A Biblioteca Municipal de Vale de Cambra acolhe, até ao final do mês de outubro, a exposição de Ângelo Ribeiro, João Macedo e Moisés Tomé, intitulada "Paralelos de Leitura". A abertura oficial decorreu no dia 9 de outubro'15, e contou com a visita guiada a esta incursão pela arte de trabalhar materiais tão diferentes como a pedra, o aço ou o ferro. Ângelo Ribeiro, João Macedo e Moisés Tomé constituem o grupo "Escultura de raiz". Valorizando lugares da Arte como palcos preferenciais de diálogo e interação com o público, os artistas privilegiam sobretudo, exposições em espaços públicos, como fábricas, tribunais, escolas ou hotéis e, também, a organização de vários Simpósios de Escultura,

nacionais e internacionais, bem como de workshops, palestras e debates em torno da arte em contextos contemporâneos. Exemplo desta faceta de "abertura" e "partilha", é o I Simpósio Internacional de Escultura em Espaços Urbanos, que decorreu em Vale de Cambra em março de 2013, e do qual são bem visíveis esculturas dos autores no Parque da Cidade Dr. Eduardo Coelho. Para além disso, os autores assinam diversas esculturas que estão distribuídas em locais públicos do coração urbano da cidade. O nome da exposição "Paralelos de Leitura" decorre pois, com o objetivo de proporcionar ao público leitor o contexto para poder formular novas interpretações e descobrir novos caminhos entre a obra escrita e a obra plástica, o que, em harmonia, contribuirá para o reforço do pensamento artístico e da identidade local.

A abertura oficial contou com a presença da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Daniela Silva, que, não só agradeceu a oportunidade de uma mostra com esta qualidade no Concelho, bem como, reforçou e destacou a vincada presença artística dos escultores em Vale de Cambra. Uma presença que ultrapassa os domínios da apreciação artística e que integra o recém criado "Walking tour da Arte Contemporânea" de Vale de Cambra, um projeto de promoção turística lançado em dezembro de 2014. A exposição está patente até 31 de outubro'15 e pode ser visitada durante o horário normal de funcionamento da biblioteca.
Entrada livre.

Veja a galeria de fotos na página do facebook da Câmara Municipal: Vale de Cambra Comunica (clique aqui)