Desfolhada a Moda Antiga louvou a tradição

12 Outubro 2015

A terceira edição da Desfolhada à Moda Antiga reuniu, no sábado à noite (10 de outubro'15), cerca de um milhar de participantes que quiseram viver (ou reviver) as tradições. Os participantes, entre os quais, cerca de 300 figurantes oriundos de Ranchos Folclóricos, Associações e Instituições de Solidariedade do Concelho, puseram mãos à obra e desfolharam os dois tratores de espigas, gentilmente cedidas por agricultores locais.

O evento de recriação histórica "Desfolhada à Moda Antiga" completou assim, a sua terceira edição consecutiva, com o objetivo principal de preservar e homenagear as tradições da vida no campo e da sabedoria popular, abrindo as portas a todos os que quiseram fazer parte desta festa, vestidos a rigor ou não, recriando os costumes que fazem parte da vida no campo e do mundo rural.
O local, inicialmente previsto na Praça Comendador Álvaro Pinho da Costa Leite, teve que ser alterado para o antigo quartel dos Bombeiros Voluntários devido ao mau tempo.
A Desfolhada à Moda Antiga iniciou com "Arruadas e Cantigas" a caminho do recinto, em que o grupo de bombos da A.P.D.C. (Associação de Promoção e Desenvolvimento de Castelões), os TARABUM, percorreram as artérias centrais entre os Paços do Concelho e o antigo quartel dos Bombeiros Voluntários.
Depois disso, a Vereadora Daniela Silva deu início formal à Desfolhada, no cenário onde figuraram os bancos de madeira, o espigueiro, os utensílios agrícolas, a charrua, a canga e tudo o que ajudou a recriar o cenário de "eira" ou "alpendre" onde, antigamente, se reuniam vizinhos e familiares para desfolhar o milho.
A atividade decorreu noite dentro com música e bailaricos, em que os grupos interagiram entre si e com o público participante, com muita animação e confraternização entre os presentes.
No final da desfolhada foram servidos os figos, as maçãs e os biscoitos secos, sempre acompanhados de bom vinho verde de Cambra.

Grupos Participantes:
- APDC - Associação de Promoção e Desenvolvimento de Castelões
- Casa do Professor
- Comissões de Idosos
- Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Vale de Cambra com o Centro de Acolhimento e Gabinete de Apoio à Família
- Grupo Etnográfico "Terras de Cambra"
- Grupo Folclórico "A Primavera de S. João Baptista" da Casa do Povo de Vale de Cambra;
- Grupo Folclórico "A Primavera" de Vila Cova de Perrinho
- Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Castelões
- Grupo de Folclore "Terras de Arões"
- Rusga da Arrifaninha