Nutristórias: Alimentação Saudável nas Escolas

20 Março 2023

O "Nutristórias" já começou em Vale de Cambra. As Escolas, as Histórias, a Alimentação e a Promoção da Saúde estão assim, unidos num só objetivo: a Qualidade de vida e a sua promoção, bem como da Saúde, junto das crianças.

Trata-se de um projeto piloto de educação alimentar promovido pela Câmara Municipal de Vale de Cambra e que teve início em três das escolas locais do 1º ciclo do Ensino Básico (a saber: o Centro Escolar de Búzio; a Escola Básica 1 de Vila Chã e a Escola Básica do 1.º Ciclo de Codal). Após avaliação do mesmo, poderá ponderar-se o seu alargamento a todas as escolas de 1º ciclo do ensino básico, uma vez que - de momento - o feedback está a ser positivo.

O projeto "Nutristórias" conta uma história, seguida de uma dinâmica de grupo sobre a mesma. Com esta iniciativa piloto a Câmara Municipal pretende levar os alunos, pais, encarregados de educação, docentes e restante comunidade escolar a refletir sobre a importância da adoção de hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis. No fundo, trata-se de mais uma estratégia de promoção da Saúde e da qualidade de vida que uma boa alimentação pode proporcionar.