Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Município de Vale de Cambra
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Projeto de Execução da Grande Rota das Montanhas Mágicas concluído

Projeto de Execução da Grande Rota das Montanhas Mágicas concluído
26 Junho 2020

Já é conhecido o traçado final da Grande Rota das Montanhas Mágicas Cycling & Walking. Trata-se de um percurso circular, com 230km de distância, que une os 7 municípios das Montanhas Mágicas, sendo possível percorrê-lo a pé (GR – Grande Rota Pedestre), ou em bicicleta de BTT/gravel (GT – Grande Travessia). Segue-se agora a colocação da sinalética e, depois disso, a disponibiliação de tracks e de todo o material de informação para que as pessoas usufruam do projeto com todas as comodidades.


O Projeto de Execução foi recentemente concluído pela A2Z, com o acompanhamento da ADRIMAG e dos 7 Municípios envolvidos, estando por isso em pleno andamento a sua execução, sendo que o passo seguinte é a instalação da sinalética. Posteriormente, quando o projeto estiver todo concluído, será colocada à disposição de todas as pessoas, a informação e ferramentas digitais de apoio à fruição e utilização do projeto em si.
Esta GR/GT explora vários pontos de interesse naturais e culturais da região, nomeadamente os pontos da Rota da Água e da Pedra das Montanhas Mágicas, as áreas classificadas (Rede Natura 2000 e Arouca Geopark Mundial da UNESCO), bem como outros pontos de interesse natural e cultural do território. Atravessa diversas aldeias e vilas que servirão de pontos de apoio aos utilizadores promovendo, em simultâneo, a aproximação à comunidade local.
As serras da Freita, Arada, Arestal e Montemuro, bem como os vales dos rios Paiva, Vouga, Douro e Bestança são o palco desta GR e os elementos que mais contribuem para que este seja um projeto diferenciador, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento do Turismo de Natureza na região.


Dados técnicos e de altimetria:
• Distância: 230 km
• Altura máxima: 1.209,5 m
• Altura mínima: 53,70 m
• Desnível acumulado positivo: 4.862,66 m
• Desnível acumulado negativo: 4.872,66 m
• Distância subida: 96,48 km
• Distância descida: 108,95 km
O projeto é financiado pelo Turismo de Portugal, IP, no âmbito do Programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.