COVID-19 I Câmara baixa tarifas da água

14 Maio 2020

Preocupada com as graves implicações que o surto do novo coronavirus – COVID19 – está a ter na vida das pessoas, a Câmara Municipal de Vale de Cambra aponta os rendimentos das famílias e das empresas como factores seriamente afetados. Nesse sentido, aprovou na última reunião de Câmara, um conjunto de novos apoios ligados aos serviços de abastecimento de água, saneamento e gestão de resíduos.
O objetivo das novas medidas implementadas agora é “continuar a apoiar a população valecambrense, principalmente os mais prejudicados por esta pandemia” refere o Presidente da Câmara que sublinha ainda que “o apoio deve ser efetivamente para quem realmente precisa e para quem foi afetado financeiramente por esta pandemia e que esteja em situação comprovada de perda de rendimentos, de forma a assegurar a sua acessibilidade aos serviços”.
Medidas:
- isentar o pagamento das tarifas de disponibilidade, durante os meses de maio e junho, dos serviços de água, saneamento e resíduos para os consumidores domésticos que comprovem a diminuição do rendimento do agregado familiar em 30% ou mais, face ao período anterior à declaração do estado de emergência;
- isentar o pagamento das tarifas de disponibilidade, durante os meses de maio e junho, dos serviços de água, saneamento e resíduos para os consumidores não domésticos - comércio, serviço e indústrias – que, comprovadamente, tenham encerrado total ou parcialmente, motivado por decreto do governo, determinação legislativa ou administrativa ou que tenham tido uma quebra abrupta de faturação no mínimo de 40% em relação ao mês de Fevereiro de 2020.

Estes pedidos podem ser efetuados por requerimento próprio, que está disponível no serviço de atendimento ao munícipe (Edifício Municipal) nesta fase a funcionar de forma condicionada, ou clicando aqui [www.cm-valedecambra.pt – acedendo aos formulários (homepage)].

Juntamente com a fatura do mês de abril, todos os consumidores serão informados destas medidas de apoio e do modo como proceder para requerê-las.