XXVIII Aniversário: Vale de Cambra Cidade e Macieira de Cambra e S. Pedro de Castelões Vilas

20 Maio 2021

Vale de Cambra faz 28 anos de elevação a Cidade e enaltece investimentos de mais de seis milhões de euros em obras públicas, destaca a aprovação da Estratégia Local de Habitação e anuncia projetos de valorização e de promoção territorial que permitirão “colocar o concelho de uma vez por todas no mapa do Turismo Nacional”. Para além da Dinamização das Aldeias, da abertura da Casa da Broa de Paraduça e da implementação do Centro Interpretativo da Freita, a estratégia engloba ainda, a valorização do turismo ativo do Rio Caima e a construção dos Eco-Trilhos do Rio Teixeira.

Nas mensagens deixadas pelos autarcas José Pinheiro e Miguel Paiva, Presidentes de Câmara e Assembleia Municipal, respetivamente, a palavra “prosperidade” e o sentimento de confiança anda a uma só voz.

Unânimes a enaltecer as características empreendedoras, lutadoras de um “povo exemplar”, os responsáveis pelos destinos do município, destacaram que hoje, mais do que nunca, Vale de Cambra encontra-se na “rota do desenvolvimento”.

A Cidade comemora o seu 28.º aniversário de elevação, assim como as duas Vilas de Macieira de Cambra e de São Pedro de Castelões com manifestações simbólicas devido à pandemia, mas plenas de significado.

Assim, e logo depois do Hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, momento protocolar e solene que contou com a presença do Executivo Municipal e do Presidente da Assembleia Municipal, seguiram-se os discursos na rede social facebook que é gerida pelo Município, e que pode consultar aqui.

Evocando a aposta eficaz na canalização de fundos comunitários, José Pinheiro destaca que “temos mais de seis milhões de euros de obras lançadas e ainda mais de obras realizadas. Falamos aqui por exemplo, do que já fizemos ao nível da mobilidade com a criação das ciclovias, da ampla iluminação do nosso concelho com tecnologia LED mais económica e amiga do meio-ambiente. Mas, falamos também de enormes investimentos que são os 4 milhões de euros na Água e Saneamento e os 3,5 milhões de euros na requalificação de todo o nosso Parque Escolar”.

O Presidente da Câmara lembra ainda a importante medida que é o Plano Estratégico de Turismo (apresentado ao público em fevereiro de 2020) e que - com projetos como a valorização do Turismo Ativo do Caima e a criação dos Eco trilhos do Teixeira - permitirão colocar Vale de Cambra “no mapa turístico nacional”.

Crescimento e afirmação foram também as palavras usadas por Miguel Paiva. No seu discurso deste 28.º aniversário, o Presidente da Assembleia Municipal, destacou os fortes investimentos já realizados em prol da Qualidade de Vida das populações, e foi ao encontro do Presidente da Câmara, relembrando a aprovação da Estratégia Local de Habitação na última sessão da Assembleia Municipal.

“Neste aniversário faço o meu reconhecimento a todos os autarcas que nos trouxeram até aos dias de hoje. E manifesto a alegria em poder continuar a participar nesse esforço. É assim que aprovamos o maior investimento de sempre no concelho de 4 milhões de euros para água e saneamento. Aprovamos também, na Assembleia Municipal, a Estratégia Local de Habitação, uma área que nunca foi tratada e que permitirá a partir de agora, um planeamento estrutural da habitação. É bom dizer que o que somos hoje, deve-se a todos que cá vivem e que nas mais diversas áreas de atividade contribuem definitivamente para acrescer qualidade de vida de todos nós”, refere Miguel Paiva, na sua intervenção.

Culminando com frases de esperança no futuro, deixou um apelo “Se hoje estamos aqui, temos de fazer mais e fazer ainda melhor, sem sermos modestos nas exigências”.