Linha Direta para comunicar Queimas e Queimadas

14 Fevereiro 2019

linhadiretaA Câmara Municipal de Vale de Cambra tem uma linha direta - 256 420 535 - para a Comunicação de Queimas e Queimadas, exigida pelo Governo desde o início deste ano de 2019. Recorde-se que:

• QUEIMAS

[Significam: Uso de fogo para eliminar sobrantes de exploração (vegetação) cortados e amontoados]

Durante o período crítico ou quando o índice de risco de incêndio é elevado/máximo: é obrigatório solicitar autorização à Câmara Municipal para a queima de matos cortados e amontoados e/ou qualquer tipo de sobrante.

Fora do período crítico ou quando o índice de risco de incêndio não seja de nível muito elevado: a sua realização está sujeita à comunicação prévia à autarquia local.

• QUEIMADAS

[Significam: Uso do fogo para renovação de pastagens e eliminação de restolho e ainda, para eliminar sobrantes de exploração (vegetação) cortados mas não amontoados]

A realização de queimadas só é permitida após autorização do município, tendo em conta o enquadramento meteorológico e operacional, bem como a data e local onde a mesma é proposta. A realização sem autorizção e sem acompnhamento definido na Lei, deve ser considerada uso de fogo intencional.