Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Município de Vale de Cambra
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Adira em Abril: Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

Adira em Abril: Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância
27 Março 2019

No âmbito do Mês de Prevenção dos Maus Tratos – Abril 2019, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vale de Cambra, vai, pela primeira vez, aderir à campanha do“Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, com o objetivo de sensibilizar e alertar a comunidade para os maus tratos a que, ainda hoje, as crianças estão sujeitas. A CPCJ Vale de Cambra convida assim, toda a Comunidade a aderir a esta iniciativa, através do envolvimento dos seus colaboradores na construção de um laço azul, que fica ao critério de cada instituição, incentivando a criatividade e a inovação. Aos comerciantes é lançado o desafio para que, durante o mês de abril, enfeitem as montras de azul. Todos somos poucos na Prevenção mas … juntos podemos faremos a diferença! PREVENIR RESULTA!

Esta campanha iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A., quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”, surgindo assim A Campanha do Laço Azul.
A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram “curiosos” foi trágica e sobre os maus-tratos à sua neta, os quais já tinham morto o seu neto de forma brutal. E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.
A história de Bonnie Finney demonstra-nos como o efeito da preocupação de um único cidadão pode ter no despertar das consciências do público, em geral, relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos.
Sabemos que a única forma de combater o problema da violência (por ação e omissão) contra as crianças é através da prevenção, mensagem que continua a ser o slogan da nossa campanha.
Kofi Annan, antigo Secretário Geral das Nações Unidas, referia a este respeito que a maior ameaça contra o desenvolvimento global é a violência contra as crianças.
O estimado Dr. Armando Leandro, Juiz-Conselheiro e ex- Presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco sempre referia que “(…) Sem qualidade de infância, não há qualidade humana e sem qualidade humana não há desenvolvimento, incluindo o económico(…)”.
É neste enquadramento, que somos motivados a conferir a maior visibilidade possível à PREVENÇÃO dos maus tratos contra as crianças.
A CPCJ Vale de Cvambra convida toda a Comunidade a aderir a esta iniciativa, através do envolvimento dos seus colaboradores na construção de um laço azul, que fica ao critério de cada instituição, incentivando a criatividade e a inovação. Aos comerciantes convidamo-los, durante o mês de abril a enfeitar as montras de azul.
Todos somos poucos na Prevenção mas … juntos podemos faremos a diferença! PREVENIR RESULTA!
As crianças de Vale de Cambra agradecem...