Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Município de Vale de Cambra
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

Como Caminha o Projeto?

  • A Capuchinha: Uma componente na Arte de Educar

O projeto Capuchinha iniciou no ano letivo 2018/2019 com implementação em 5 Jardins-de-Infância, uma iniciativa piloto com impacto muito positivo na comunidade escolar, que veio dar resposta a necessidades de saúde e bem-estar, numa perspetiva artística e de ligação à Terra.
Neste 2º ano letivo, deu-se continuidade ao projeto alargando as visitas a oito JI’s, esperando o maior entusiasmo e iniciativa das educadoras para desenvolverem as práticas iniciadas, agora com maior autonomia, enraizando os ritmos que a Capuchinha nos traz ao dia-a-dia no jardim-de-infância.

 

  • Trabalhando com compreensão e amor, a fada Capuchinha leva consigo:

- simples elementos da natureza a partir dos quais podem criar as suas brincadeiras, desenvolvendo a sua criatividade;
- jogos tradicionais para estimular a motricidade (grossa e fina);
- jogos sensoriais para desenvoltura de todos os sentidos;
- exercícios de Euritmia (equilíbrio do Eu na Terra);
- oficinas criativas (horta, barro, pintura, lã, LandArt)
- apresentação e criação de histórias como base pedagógica e terapêutica de grande valor (sobretudo para crianças com necessidades especiais).
- RITMOS - diários, semanais, das estações e suas aprendizagens exteriores e interiores.

A Capuchinha coloca-nos numa perspectiva de conexão entre Homem, Natureza e Arte, com o intuito de melhorar o desenvolvimento pessoal e social das crianças.
Com a consciência de vivermos tempos marcadamente tecnológicos e competitivos, caminhamos para o reavivar de uma infância em inocência, beleza, amor, e criação, abrindo-se assim, portas futuras para seres humanos verdadeiramente livres e autónomos.