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Projetos

  • mandarim Ensino do Mandarim - Ensino Básico

    No ano letivo de 2017-2018, está implementado o Ensino do Mandarim dirigido aos alunos do ensino básico,.
    Esta iniciativa decorre na Escola Secundária e iniciou-se com uma turma de continuidade (2º ano de Mandarim) no dia 10 de Outubro de 2017.

    Objetivos:
    - Contribuir para o enriquecimento sociocultural dos alunos e aumentar competências de comunicação intercultural;
    - Despertar a curiosidade dos alunos relativamente a outras culturas;
    - Apresentar os conceitos básicos de gramática chinesa e estruturas de frases simples.
    - Ensinar vocabulário que permita aos alunos estabelecer diálogos sobre aspetos básicos da vida
    quotidiana.
    - Ajudar os alunos a desenvolver as capacidades de compreensão oral, assim como escrita e leitura do mandarim, ler e escrever com o uso do pinyin e carateres chineses.
    - Reforçar competências de interpretação e diferenciação das outras línguas de sistema alfabético, tanto ao nível da escrita, como da gramática e do sistema fonético, monossilábico e tonal.

  • coloquiodeeducacao Colóquio Anual de Educação

    Este Colóquio resulta da parceria entre a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas de Búzio e realiza-se anualmente no início do ano letivo. Pretendendo abordar as grandes temáticas e paradigmas da Educação do Século XXI, o projeto pretende ainda dar as boas vindas aos Professores e Educadores, reunindo em torno de assuntos atuais perspetivas, pontos de vista e experiências.

    O Colóquio de Educação nasceu em 2015, com o tema "Resolução de Conflitos em Contexto Escolar", teve a sua segunda edição em 2016 sob a égide "Motivar quem é motivado" e, no ano de 2017, concretizou-se com a abordagem aos "Desafios da Educação do Século XXI".

    Grandes Objetivos do Colóquio de Educação:

    • Partilha de ideias e experiências para melhor lidar com os conflitos em ambiente escolar
    • Dar ferramentas e diretrizes para que todos os intervenientes na Educação possam desempenhar um papel responsável e ativo na resolução dos problemas que diariamente ocorrem nas nossas escolas
    • Abordar questões relacionadas com a motivação de professores e alunos
    • Abordar e debater os desafios da Escola deste século
    • Abordar e debater os paradigmas psicossociais
    • Abordar e debater o saber Ser e o saber Estar na Escola e na Sociedade
  • psicologia Programa de Acompanhamento Psicopedagógico no 1º Ciclo

    O Programa de Acompanhamento Psicopedagógico insere-se no âmbito de uma intervenção delineada pela Câmara Municipal e Agrupamento de Escolas do Búzio.
    Iniciou-se, a titulo experimental, no ano letivo de 2015-2016 e centrou-se apenas numa escola do Município. O Programa é composto por um conjunto de sessões, com a duração aproximada de 50 minutos e uma periodicidade bissemanal. As referidas sessões são constituídas pela concretização de atividades no âmbito da leitura, da escrita, da compreensão, do raciocínio e da atenção. O programa é implementado e dinamizado por uma Psicóloga do Município.

  • nopouparestaoganho No Poupar Está o Ganho

    No âmbito de uma parceria metropolitana, 4 turmas do 1º ciclo do ensino básico do município participam no Projeto de Educação Financeira “No poupar está o Ganho”.
    Este projeto da Fundação Cupertino de Miranda está na sua 7ª Edição e tem por objetivo transmitir aos alunos “conhecimentos de educação financeira, para que se consciencializem da importância do dinheiro e possam adquirir competências que lhes permitam a tomada de decisões corretas e informadas no futuro, contribuindo para que sejam consumidores mais responsáveis”.


    O projeto inclui formação aos professores, visita ao Museu do Papel Moeda e acesso a uma plataforma de e-learning, que disponibiliza ferramentas de trabalho e conteúdos programáticos de acordo com o Referencial de Educação Financeira, aprovado pelo Ministério da Educação).

    Escolas inscritas no Projeto "No Poupar está o Ganho":

    • Escola Básica da Praça
    • Escola Básica do Búzio
    • Escola Básica de Vila Chã
    • Escola Básica de Areias
    • Escolas Básica do Covo
    • Escola Básica de Macinhata

    Para mais informação consulte o site da Fundação no link sobre educação financeira: clique aqui

    Veja o vídeo sobre o encerramento do Projeto no ano letivo 2016/2017: clique aqui

  • cantinasescolares Refeitórios Escolares, Um Contexto Educativo 2016-2017

    Este projeto teve como foco os refeitórios escolares de maior dimensão e integrou um conjunto de atividades que envolveu toda a comunidade educativa para incluir hábitos alimentares saudáveis

    • Ação 1: Formação: Operacionais do Serviço de Refeições. Ação desenvolvida em três sessões, no inicio do ano escolar.
    • Ação 2: Ensino Pré-Escolar. As sessões com os alunos do ensino pré-escolar foram desenvolvidas nos meses de Outubro e Novembro. As duas primeiras sessões decorreram em contexto de sala de aula. A terceira sessão realizou-se em contexto de refeitório, incluindo o acompanhamento dos alunos durante o período de refeição, atendendo às regras do refeitório e à promoção de hábitos alimentares saudáveis.
    • Ação 3: Comemoração do Dia da Alimentação. A Comemoração do Dia da Alimentação decorreu em vários refeitórios e centrou-se na sensibilização das crianças para a importância de um consumo diário de fruta, vegetais, sopa, e de uma pequeno-almoço saudável.
    • Ação 4: Semana da Cozinha Internacional. A atividade da “Semana da Cozinha Internacional” surgiu na sequência de um pedido formulado pela Coordenação da Escola Básica do Búzio no âmbito da comemoração do Dia da Alimentação. Durante a semana de 7 a 11 de Novembro as ementas do refeitório retrataram tradições gastronómicas em cinco países do mundo e foi proporcionada música ao vivo, alusiva aos países selecionados, através de uma parceria com a Academia de Música de Vale de Cambra.
    • Ação 5: Música ao vivo no refeitório No âmbito da parceria estabelecida com a Academia de Música de Vale de Cambra foi possível a criação de momentos com música ao vivo em alguns refeitórios escolares. A atividade produziu um efeito positivo e tranquilo no ambiente psicossocial dos refeitórios escolares. Uma experiência a replicar...
    • Ação 6: Acompanhamento do serviço de refeições. Acompanhamento dos serviços técnicos de Nutrição e Psicologia em contexto de refeitório escolar.