Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Município de Vale de Cambra
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

PR5 - Aldeias do Arestal

 
Situada a sul de Vale de Cambra, a Serra do Arestal apresenta uma altitude máxima de 830 metros, estendendo-se também ao concelho vizinho de Sever do Vouga. Nesta serra, resistem importantes vestígios megalíticos e avistam-se paisagens deslumbrantes que incluem o litoral, de Espinho até à serra da Boa Viagem, e o interior montanhoso, da serra de Montemuro até à serra da Estrela. Faz parte do Maciço da Gralheira, juntamente com a Serra da Arada, São Macário e Freita.

Este percurso tem assim, início em Gestoso, no Santuário da Senhora da Saúde, dando ligação ao PR2 "À Senhora da Saúde, por caminhos do antigamente".

Depois de percorrer o Parque florestal, nas traseiras do Santuário, o percurso dirige-se em direcção da Capela de S. Tiago, no topo da Serra. Nesta cumeada encontram-se os concelhos de Vale de Cambra e Sever do Vouga, sendo este um local de culto e convívio para ambas as populações. A área envolvente à capela está dotada de um Parque de Lazer com mesas de piquenique. O PR5 leva-o ainda às aldeias de Folhense, Agros e Cabanes. Na paisagem que apresenta também, fortes traços de ruralidade, é possível caminhar entre hortas domésticas e pequenas aldeias que salpicam a paisagem.

Em 2001 foi concluído o projecto de criação de um Parque de Merendas e de Lazer na área envolvente da capela, pelas Juntas de Freguesia de Junqueira, Dornelas e Rocas do Vouga.

De acordo com o Inventário Preliminar dos Monumentos Megalíticos da Serra do Arestal, existem na área onde este percurso se desenvolve várias Mamoas (cerca de nove monumentos), no entanto não poderão ser visitadas devido ao seu avançado estado de degradação que inviabiliza a sua visita e interpretação.

Antes de começar a percorrer as aldeias do Arestal imprima o panfleto e prepare-se!