Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Município de Vale de Cambra
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

PR3 - Vereda do Pastor

 

A aldeia da Lomba é uma das mais belas aldeias de Portugal, estando empoleirada num promontório, e terminando numa pequena península onde se acotovelam uma igreja, um cemitério, várias casas e mais de 15 canastros.

Esta configuração particular, que resultou de três falhas, enquadram a aldeia nos três lados da península. Os caminhos que daqui saem vão para as aldeias abandonadas das Porqueiras, a 1 km, e das Berlengas, a 2 km.

Contudo, para lá chegar, percorra o percurso "Na Vereda do Pastor" que se inicia na aldeia de Côvo, a mais alta do concelho de Vale de Cambra, localizada na encosta Sul da Serra da Freita. Do fundo do lugar, irá seguir em direcção a Agualva por um caminho estreito, encaixado entre as últimas casas. Este trajecto começa a alargar-se em direção a Sudeste, primeiro descendo e depois subindo suavemente.

Chegado ao cabeço começa-se a descer até ao poste de alta tensão, tomando de seguida um carreiro antigo que leva a um caminho florestal frondoso e à Ribeira das Estacas. Aqui irá atravessar-se um interessante pontão de pedra, após o que se toma um agradável caminho lageado, que leva até ao lugar de Agualva. Era por este caminho que a população chegava à Serra, muito especialmente ao Côvo, para levar as "vacas ao boi", tradição que caiu quase em desuso.

Segue-se depois disso, rumo à aldeia da Lomba, pelo caminho da escola e da missa. Aqui é imperdível a passagem pelo núcleo de espigueiros e a Capela da Nossa Senhora dos Milagres bem como as Porqueiras, uma aldeia remota localizada no fundo do Vale da Ribeira de Agualva, e onde pode também apreciar a cascata.

Antes de percorrer estes antigos caminhos de pastores, imprima o panfleto e prepare-se!