Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Município de Vale de Cambra
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

PR2 - Caminhos de Antigamente

 
No alto de Castelões, na Serra de Gestoso, a Sra. Da Saúde de "vinte e quatro janelas" guia os aflitos, é confidente de desabafos, desgostos e causas prementes.

O Santuário, erguido em sua honra, é ladeado por um Parque Natural, povoado por frondosos carvalhos e sobreiros, que servem de sombra às longas merendas ali realizadas na altura da romaria de 15 de Agosto.

A história da Sra. da Saúde foi construída como os percursos que nos levam até ao altar mor da capela: de forma ascendente, ao longo de caminhos, por vezes sinuosos, trilhados por romeiros que, em pequenos ou grandes grupos, faziam-se chegar ao Santuário nas décadas de 30, 40 e 50 da forma que mais encurtasse a distância.

O percurso que aqui apresentamos, pretende dignificar as rusgas de antigamente, sendo um caminho sem trânsito automóvel e que deseja homenagear quem por ele passou, passa e continuará a passar, para pagar promessas à Sra. da Saúde.

A Estrada Velha, tal como é denominada, foi construída por volta do ano de 1924, com o intuito de melhorar o acesso dos romeiros ao Santuário, entre Cartim e o alto da Serra.

Façamos desta caminhada uma romaria. Por caminhos de antigamente aprendamos, nos tempos modernos, como chegar à Sra da Saúde "no alto de Castelões".

O percurso pedestre PR2 "À N. Sra da Saúde por caminhos de antigamente", inicia-se junto à Igreja Matriz de S. Pedro de Castelões e pretende refazer o antigo caminho de romaria para o Santuário de Nossa Senhora da Saúde.

Antes de começar a fazer os antigos trilhos para chegar à Senhora da Saúde, imprima o panfleto e prepare-se!