Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Município de Vale de Cambra
Hoje
Hoje
Amanhã
Amanhã

CPCJ

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vale de Cambra (CPCJ_VLC) é uma instituição oficial não judiciária com autonomia funcional que visa promover os direitos da criança e do jovem e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.

A CPCJ_VLC tem, desde 2010, as suas instalações na Avenida Engenheiro Ilídio Pinho, no Edifício da Estação Central de Camionagem de Vale de Cambra, com atendimento ao público das 9:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30. Conta ainda com serviço permanente, incluindo fins-de- semana, através de contacto via telemóvel.

Fundada no dia 1 de Dezembro de 1993, ao longo destes 22 anos de existência a CPCJ_VLC tem vindo a intervir na promoção dos direitos dos menores.

Com as novas realidades familiares, a intervenção torna-se cada vez mais premente, seja na educação precoce para os direitos e valores da crianças e dos jovens, seja no apoio prestado através de equipa multidisciplinar, disponibilizada por diferentes serviços locais – câmara municipal, segurança social, ministério da Educação, serviços de saúde, instituições particulares de solidariedade social, forças de segurança e técnicos com formação em serviço social, psicologia, saúde ou direito – às famílias cujas crianças ou jovens necessitem de apoio.

Além desta atuação mais direta, é também função da CPCJ informar a comunidade sobre os direitos da criança e do jovem e sensibilizá-la para os apoiar sempre que estes conheçam especiais dificuldades.

Desde o nosso início que promovemos ações e colaboramos com as entidades competentes tendo em vista a deteção dos factos e situações que afetem os direitos e interesses da criança e do jovem, tendo em pleno funcionamento uma eficaz rede de respostas sociais adequadas.

Muito já se fez pelas "nossas" crianças, mas muito mais ainda há que continuar a fazer. E todos temos que estar envolvidos. Qualquer pessoa que tenha conhecimento de situações que ponham em perigo a segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento da criança e do jovem, deve comunicá-las às entidades com competência em matéria de infância ou juventude, às entidades policiais, às comissões de proteção ou às autoridades judiciárias.

É preciso não esquecer e lutar para que as nossas crianças e os nossos jovens sejam sempre o futuro e o orgulho da nossa comunidade.

Contactos: 256 420 530 | 911 801 154