OTL2 01

O Programa Ocupação de Tempos Livres (OTL) 2017 é uma iniciativa desenvolvida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), I. P., no âmbito da Portaria nº 205/2013 de 19 de junho, que visa proporcionar aos jovens experiências em contexto de aprendizagem não-formal ou em contexto ativo de trabalho, contribuindo para uma ocupação dos tempos livres de forma saudável. Os jovens são convidados a participar em projetos de interesse para a comunidade que lhes permitem desenvolver capacidades pessoais e sociais e adquirir conhecimentos sobre o mundo profissional e socioeconómico.

Os projetos abrangem áreas como ambiente e/ou protecção civil, apoio a idosos e/ou apoio à infância, cultura e/ou património, combate à exclusão social, saúde, associativismo, desporto, direitos humanos, direitos dos animais, cidadania, entre outras.

O programa surge em duas modalidades: curta e longa duração.

 

Curta duração

Podem candidatar-se ao desenvolvimento de projetos de curta duração os seguintes promotores:

a) Jovens monitores com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, desde que em parceria com uma das entidades mencionadas na alínea seguinte;

b) Associações juvenis inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ); clubes desportivos, associações de modalidade e federações desportivas; organizações não-governamentais; Instituições Particulares de Solidariedade Social, Misericórdias e Mutualidades; Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia; outras entidades privadas sem fins lucrativos.

Realização dos projetos: de 12 de junho a 8 de setembro de 2017

Apresentação dos projetos: de 5 a 28 de abril

Audiência prévia: de 8 a 19 de maio

Aprovação dos projetos: até 25 de maio

Inscrição dos jovens participantes: a partir de 24 de maio, até 5 dias úteis antes do início de cada projeto

Duração dos projetos: mínima de 5 dias e máxima de 10 dias

Número de jovens participantes: mínimo de 10 e um máximo de 15 jovens, entre os 12 e os 17 anos

Valor da bolsa horária para os jovens monitores: 0,50 euros, de acordo com a fórmula Valor/hora x Número de horas x Número de jovens

 

Longa duração

Podem candidatar-se ao desenvolvimento de projetos de longa duração os seguintes promotores:

a) Jovens dinamizadores, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, que desenvolvam projetos em parceria com qualquer uma das entidades previstas na alínea seguinte, não podendo ser titulares de qualquer prestação de proteção no desemprego;

b) Associações juvenis inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ); clubes desportivos, associações de modalidade e federações desportivas; organizações não-governamentais; Instituições Particulares de Solidariedade Social, Misericórdias e Mutualidades; Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia; outras entidades privadas sem fins lucrativos e as entidades privadas com fins lucrativos, desde que prossigam os objetivos previstos no artigo 6.° e dentro das áreas de intervenção identificadas no artigo 7.° da Portaria n.º 205/2013, de 19 de junho.

Realização dos projetos: de 5 de abril a 30 de novembro de 2017

Apresentação dos projetos pelos jovens dinamizadores/entidades promotoras: de 5 de abril a 30 de setembro, devendo os projetos ser apresentados 30 dias úteis antes do respetivo início

Duração dos projetos: os projetos têm um período mínimo de 264 horas e máximo de 396 horas

Aprovação dos projetos: até 15 dias úteis antes do início dos projetos

Período de ocupação diária dos jovens dinamizadores: não pode ser inferior a três horas, nem superior a seis horas

Valor da bolsa horária para os jovens dinamizadores: 2,00 euros, de acordo com a fórmula Valor/hora x Número de horas

Áreas de intervenção prioritárias:

  • Direitos Humanos
  • Cultura
  • Desporto
  • Direitos dos Animais
  • Ambiente

 

Ao abrigo da alínea h) do n.º 2 do art.º 12.º da portaria acima referida, os jovens monitores e os jovens dinamizadores  devem comprovar a experiência na área de ocupação do projeto.

 

Empreende ja n cascais jovem

“Empreende Já” é um programa promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e destinado a apoiar a criação e o desenvolvimento de empresas e de entidades da economia social, bem como a criação de postos de trabalho, por e para jovens.

Banner CartaoJovem

 

O Cartão Jovem Municipal de Vale de Cambra é uma modalidade do European Youth Card, que resulta da parceria entre a Movijovem (entidade sobre a tutela da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto) e o Município de Vale de Cambra e é dirigido aos jovens residentes no Município, com idade entre os 12 e os 29 anos, inclusive. Ao adquirires o Cartão Jovem Municipal de Vale de Cambra, tens acesso a descontos na compra de bens e/ou serviços municipais, em estabelecimentos comerciais aderentes do concelho de Vale de Cambra, e em todos os estabelecimentos aderentes a nível nacional e europeu. Ao aderires ao Cartão Jovem Municipal ainda usufruis de um cartão específico com desconto em combustíveis: o Cartão Jovem GALP "Faz Mais por Menos"(clica).

Não sabias?

GIPPreocupada com o emprego e a vida ativa dos nossos jovens, a Câmara Municipal de Vale de Cambra dá nota das mais recentes medidas do Governo para jovens desempregados. O Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social acaba de publicar em Diário da República as diretrizes da medida "Emprego Jovem Ativo" que prevê apoios específicos para os jovens desempregados.

cartaojovem2014O Cartão Jovem Municipal de Vale de Cambra foi apresentado na Escola Secundária do Concelho, perante uma plateia com perto de mil jovens estudantes daquele estabelecimento de ensino. O acordo, assinado entre a MoviJovem (entidade que tutela o cartão) e o Município de Vale de Cambra contou com animação feita para e por os jovens valecambrenses do Grupo de Dança do Centro Social de S. Pedro de Castelões e alunos da escola secundária que, a título individual quiseram abrilhantar o evento com a apresentação de um spot publicitário.

Logo Carto Jovem original

O Cartão Jovem Municipal de Vale de Cambra já foi oficialmente apresentado. O serviço começará a ser comercializado em breve no Serviço de Atendimento ao Munícipe da Câmara Municipal para jovens entre os 12 e os 30 anos de idade.

MAIS NOTÍCIAS

Notícias

Consulte o histórico de notícias!

Aqui...

CALENDÁRIO ESCOLAR

Calendário Escolar

Tudo sobre o ano letivo 2016/2017.

Aqui...