bannerdia da arvore

 A Câmara Municipal de Vale de Cambra assinalou o Dia Internacional da Árvore e da Floresta com a plantação de 60 carvalhos roble, no Parque das Carvalhas.

A plantação contou com a colaboração de cerca de 70 alunos do 6º ano da Escola das Dairas. As 60 árvores foram produzidas na estufa municipal.

banner 2017 centro

Atividades regulares iniciam-se com ações e cursos

Com a aproximação da Primavera, o Centro de Educação Ambiental (CEA) de Vale de Cambra volta a ter atividade regular desde o início do mês de março. O CEA, uma aposta do Município inserida na sua política de sensibilização para as questões ambientais, tem planeado um conjunto de ações e cursos dirigidos à população.

banner lagarta pinheiro

A Processionária ou Lagarta do Pinheiro (Thaumetopoea pityocampa Schiff.) é o principal inseto desfolhador dos pinheiros e cedros em Portugal e o seu nome advém do facto de constituir longas "procissões" de lagartas que se dirigem das árvores para o solo, onde irão crisalidar.

Nos últimos anos têm-se observado ataques de elevada intensidade desta praga, facto que se atribui, principalmente, às condições climáticas verificadas.

Em ambiente urbano, este inseto impõe uma vigilância constante e combate urgente e atempado, sobretudo em caso de ataques severos e sucessivos, dadas as consequências que pode trazer em termos de saúde pública - estas lagartas libertam milhares de pelos urticantes, que se espalham pelo ar, podendo causar graves reações alérgicas no ser humano e outros animais e, em casos extremos, a morte.

No entanto, a solução não residirá, nunca, no abate das árvores infestadas, estando disponíveis diversas medidas alternativas de controlo deste inseto.

Durante o período das "procissões", que podem ocorrer de janeiro a abril, de acordo com as regiões do país e as condições do clima, podem intercetar-se e destruir-se as lagartas antes que estas alcancem o solo.

Nunca se deverá tocar na Lagarta do Pinheiro. Nas escolas e outros locais onde estejam presentes crianças, deve ser impedido o seu acesso à zona das árvores atacadas, sobretudo na altura em que as lagartas descem da árvore.

No passado dia 27 de fevereiro, os jardineiros da Câmara Municipal, com o apoio do Corpo de Bombeiros Voluntários, procederam à remoção dos ninhos de Processionária na Escola Básica 2.3 Dairas.

Banner linhas de agua

Nos termos da Lei n.º 58/2005, de 29 de dezembro, é da competência de parcelas privadas de leitos e margens de águas públicas, a responsabilidade pela manutenção do seu bom estado de conservação e limpeza. Toda a informação relativa à limpeza das linhas de água, bem como as normas de limpeza dos cursos de água, com instruções, poderão ser encontradas aqui (clique) ou aqui. Mantenha-se informado e contribua para a preservação dos cursos de água e do Ambiente.

agua

A Câmara Municipal de Vale de Cambra, que apresenta os valores mais baratos relativamente à média do Entre Douro e Vouga, não aumentou em 2014, o preço do abastecimento de água, águas residuais e resíduos. O consumidor paga o mesmo de 2013, no que respeita a esses serviços, sendo que o executivo municipal optou por não aplicar qualquer aumento à taxa em vigor, de acordo com proposta de José Pinheiro, Presidente da Câmara Municipal.

MAIS NOTÍCIAS

Notícias

Consulte o histórico de notícias!

Aqui...

CALENDÁRIO ESCOLAR

Calendário Escolar

Tudo sobre o ano letivo 2016/2017.

Aqui...