VC PPA

O Município de Vale de Cambra integra a Campanha “Papel por Alimentos”, promovida pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares. No dia 7 de abril, foram entregues para reciclagem, no Banco Alimentar Contra a Fome de Aveiro, 1333 kg de resíduos de papel – nomeadamente, manuais escolares antigos não reutilizáveis – e 180 kg de resíduos de cartão que foram recolhidos pelas escolas do município.

Cada tonelada recolhida será convertida em 85 euros de produtos alimentares para a cadeia de distribuição solidária do Banco Alimentar Conta a Fome.

A iniciativa decorre da colaboração entre o movimento REUTILIZAR e a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares. A parceria procura fomentar a entrega para reciclagem de livros escolares que já não podem ser reutilizados, prolongando o seu valor social.

Do papel doado por particulares, empresas e instituições ao Banco Alimentar Contra a Fome, é gerado um resíduo, do qual, a Greenpaper, parceira ambiental do projeto, efetua a preparação prévia e encaminha para a reciclagem.

José Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, entende que “é fundamental que os municípios demonstrem uma postura proativa no que respeita à sustentabilidade ambiental e à luta contra o desperdício”. Para o autarca, “a envolvência das escolas do concelho é, ainda, uma aposta de valor complementar, potenciando a consciencialização dos mais jovens para a importância do tema.”

Banner BLV

Vale de Cambra já apresentou o Banco Local de Voluntariado. A partir de agora todos os interessados em dar mais de si à comunidade, podem inscrever-se e fazer parte deste projeto, promovido pela Câmara Municipal e que pretende ser um espaço de aproximação entre pessoas com disponibilidade e perfil para serem voluntárias e as organizações promotoras de voluntariado. O lançamento do banco de voluntariado decorreu ao longo da tertúlia organizada pelo Município de Vale de Cambra e pelo Programa Vale+Social da ADRIMAG, intitulada "Vamos (em)prestar-nos a esta causa?". Um dos projetos em destaque e que está integrado no Banco Local de Voluntariado é o "Apadrinhamento de Idosos(as)”, da iniciativa do CLDS Vale + Social, da Adrimag e  da Câmara Municipal. Trata-se pois, de um projeto de voluntariado de proximidade à população sénior do concelho com os objetivos de: combater o isolamento social e geográfico dos idosos, prestar apoio informal, regular e continuado e favorecer a integração social das pessoas idosas, contribuindo ainda para a satisfação de carências básicas e essenciais ao seu bem estar. Continue a ler e saiba como fazer parte!

 banner 2017 serviço de mediação familiar

No próximo dia 2 de março, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra, terá lugar a apresentação pública do Serviço de Mediação Familiar e Laboral.

Voluntariado - Sessões de esclarecimento

O CLDS3G Vale +Social / ADRIMAG em estreita parceria com a Câmara Municipal de Vale de Cambra estão a desenvolver um conjunto de sessões de esclarecimento sobre Voluntariado pelas várias freguesias do concelho, por forma a angariarmos pessoas que tenham interesse em realizar voluntariado.

Programa Porta 65

De 20 de Setembro a 7 de Outubro decorre o período de candidaturas ao apoio ao arrendamento jovem - apoios ao arrendamento para jovens até aos 32 anos.

Época Balnear Sénior

 Está prestes a chegar a Época Balnear Sénior deste ano.

banner passeio senior

Decorrem até 30 de maio'16, as inscrições para o Passeio Sénior à Nazaré e Alcobaça. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal, acontece no dia 17 de junho'16 e as inscrições são obrigatórias. Os interessados podem contactar: Comissões de Idosos, as IPSS's locais e o Gabinete de Apoio ao Idoso Municipal.

Banner CLDS inauguracao

A ADRIMAG em parceria com a Câmara Municipal de Vale de Cambra inauguraram o gabinete do projeto Vale +Social nos Paços do Concelho, no dia 4 de janeiro de 2016. A sessão de inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José Pinheiro; do Presidente da Assembleia Municipal, Rui Leite;  de Claudia Andrade, a representar o Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro, do Coordenador da ADRIMAG, João Carlos Pinho e dos representantes das diversas entidades que constituem o Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Vale de Cambra.

Banner entregalivros15

 A Câmara Municipal entregou, no dia 10 de setembro'15, manuais escolares do 1.º ao 4.º ano do 1.º Ciclo, aos alunos dos escalões A e B da Ação Social Escolar. Contudo, a Autarquia já anunciou que o objetivo é alargar a mais alunos. A Vereadora da Educação e da Ação Social, Catarina Paiva, realçou o grande trabalho que tem sido feito em Vale de Cambra para apoiar os alunos que mais precisam no que respeita aos livros e ao material escolar, bem como às refeições e aos transportes, incluindo ainda a requalificação e melhoramento das próprias escolas. O Presidente da Câmara, José Pinheiro, por seu turno, destacou que em breve será instalado no concelho um CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social – de terceira geração, representando um financiamento de 450 mil euros, permitindo dar respostas também, no reforço do apoio social.

Banner passeio2015 promo

A Câmara Municipal leva a cabo mais uma edição do Passeio Senior Anual. Este ano, o destino é a cidade de Guimarães, berço de Portugal que recebe os nossos Seniores no dia 26 de junho'15 (sexta-feira), para uma visita ao Castelo e à Feira Afonsina. As inscrições decorrem até ao dia 15 de junho no Gabinete de Apoio ao Idoso da Câmara Municipal ou nas Comissões de Idosos de Vale de Cambra.

Pág. 1 de 2

MAIS NOTÍCIAS

Notícias

Consulte o histórico de notícias!

Aqui...

CALENDÁRIO ESCOLAR

Calendário Escolar

Tudo sobre o ano letivo 2016/2017.

Aqui...