UV14

 

A Câmara Municipal de Vale de Cambra disponibiliza o transporte diário, de ida e volta, aos jovens interessados em participar na iniciativa "Universidade Júnior", da Universidade do Porto.

2017 banner sarau

Com o intuito de assinalar o Dia Mundial da Dança, a Câmara Municipal de Vale de Cambra, promove no próximo dia 29 de abril, pelas 21h30, um espectáculo único onde a dança será rainha e que contará com a participação de cerca de cinco centenas de bailarinos de várias academias e ginásios do concelho - Academia d'Artes Compassos, CSSP Castelões, Fifteen Dance, Gim n'água e Inter Caima FCPM.

2016 Banner Incendios PC

"De acordo com as previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), é expectável que nos próximos dias o risco de incêndio aumente gradualmente acompanhando a evolução meteorológica.

2017 banner Cartaz 25Abril

Na próxima terça, Vale de Cambra recebe as Comemorações do 25 de abril.

As atividades terão lugar no Museu Municipal e Centro Cultural da parte da manhã e nos Paços do Concelho durante a tarde.

Fique a par do programa para as Comemorações do 25 de abril em Vale de Cambra

EXPOSICAO SITE 01

A Biblioteca Municipal de Vale de Cambra vai receber, entre os dias 23 de abril e 31 de maio, a Exposição Fotográfica “Artes Representativas: Teatro-Dança-Etnologia”, da autoria de Francisco de Bastos Marques.

Dedicada a todos aqueles que trabalham a arte de representar na região, dinamizadores de cultura, que preservam a continuidade dos valores valecambrenses, a exposição surge no seguimento do Dia Internacional do Teatro, celebrado em 27 de março, e integrará o Dia Internacional da Dança, a 29 de abril, e o Dia Nacional do Folclore, a 29 de maio.

Nas palavras do autor, “o passado traz-nos vivência e saber para que haja sempre uma história, um acontecimento merecedor de ser falado, contado, animado, ou numa cantarola, em conversa sobre coisas de representar e animar”. Para Francisco de Bastos Marques, as obras expostas abordam “temas convenientes para uma tarde de faladura e animação ente as pessoas, que, espontaneamente, cada um a seu jeito, pode, e é bom, participar.”

A sessão de abertura está agendada para o dia 23 de abril, pelas 17 horas, na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra.

bannermartim livro

A Biblioteca Municipal de Vale de Cambra acolhe, no próximo dia 22 de abril, pelas 15h00, a apresentação do livro “A História de Martim Pescador e Sr. Gaspar” da autoria do valecambrense Pedro Suárez.

DSC03857

No dia 7 de abril, realizou-se um passeio de séniores de Vale de Cambra à Serra da Estrela, com uma afluência de cerca de 580 participantes de todo o concelho.

A viagem teve uma primeira paragem na cidade de Seia, onde teve lugar um almoço e uma visita às igrejas, ao Museu do Brinquedo, entre outros pontos de interesse. No Parque de Merenda, os séniores de Vale de Cambra usufruíram, ainda, de animação, com cavaquinhos, e convívio. 

senior comp1

A chegada à Torre foi o ponto alto do dia, tendo permitido a apreciação de paisagens fantásticas e a interação com a neve, numa tarde com muito sol e temperaturas muitos agradáveis.

A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José Pinheiro, e da vereadora de Ação Social e Educação, Catarina Paiva.

DSC03854

3

Segundo o estipulado no n.º 2 do artigo 15.º do Decreto-Lei n.º 124/2006 de 28 de junho republicado pelo Decreto-Lei n.º 17/2009 de 14 de janeiro e com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 83/2014 de 23 de maio, os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos confinantes a edificações, designadamente habitações, estaleiros, armazéns, oficinas, fábricas ou outros equipamentos, são obrigados(as) a proceder à gestão de combustível numa faixa de 50 m ao redor daquelas edificações ou instalações, medida a partir da alvenaria exterior da edificação, de acordo com as normas constantes no anexo do referido Decreto-lei, nomeadamente intervenções de modo a garantir a descontinuidade horizontal e vertical dos vários estratos arbóreo, arbustivo e rasteiro (limpeza de matos, silvas e vegetação diversa, desramação e redução de densidades).

PARAD 01

Nos dias 8 e 9 de abril, a Associação de Desenvolvimento Turístico e Promoção Cultural de Paraduça (ADTPCP), em colaboração com a Câmara Municipal de Vale de Cambra, realizou a décima edição da Mostra tradicional da Broa de Milho de Paraduça, com um conjunto de iniciativas que apontaram para um programa essencialmente cultural.

No primeiro dia, foi inaufurado o PR 6 – Paraduça e cerca de 250 caminheiros percorreram o novo percurso pedestre de Vale de Cambra – O Vale Mágico, na aldeia de Paraduça, no interior da freguesia de Arões. A rede de percursos criada no concelho de Vale de Cambra tem como objetivo proporcionar momentos de lazer, em contacto com a natureza, mas, também, a descoberta do território, das gentes e locais de Vale de Cambra – o que se faz, o que se produz.

Ainda no primeiro dia, durante a tarde, numa iniciativa promovida pelo CDLS|Vale + Social, em parceria com a Associação Paraduça, um grupo de crianças e jovens escuteiros aprenderam como se confeciona a Broa de Milho, visitaram os currais dos animais e tiveram a oportunidade de brincar com alguns jogos tradicionais.

No domingo, 8 de abril – dia da “Festa da Broa” –, o destaque esteve na maior adesão da população local, para a qual contribuiu a cooperação entre a Associação promotora e as entidades do concelho, Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Grupo de Folclore Terras de Arões.

A ADTPCP continua o trabalho de proximidade com a população, a qual e tem mostrado recetiva às atividades e de ano para ano e participativa nas festividades, atribuindo valor à vida em Paraduça.

Na sequência do que vem sucedendo em anos anteriores, a iniciativa desenvolveu-se num local típico da aldeia de Paraduça, a “Eira da Cavadinha”, junto ao Forno Comunitário, local outrora utilizado para a realização das festividades da localidade, podendo-se afirmar que ali se encontra o “palco” da aldeia.

Logo pela manhã de domingo, foi levado o cereal aos moinhos, para ali ser moído. Iniciou-se a fazedura da broa, trabalho levado a cabo pelas mãos sábias das mulheres da aldeia. Durante a tarde, continuaram a sair as fornadas de broas, com o acompanhamento de petiscos tradicionais – entre os quais, rojões e papas de carolo –, regados pelo saboroso Vinho Verde local.

A animação foi levada a cabo pelo Grupo de Folclore “Terras de Arões” e por um Grupo de Concertinas.

VC DMAF

A Câmara Municipal de Vale de Cambra assinalou o Dia Mundial da Atividade Física, que se comemorou a 5 de abril, com a realização da primeira fase dos Torneios Escolares – “Vamos Competir 2016/2017”.

A competição, que contou com a participação de mais de duas centenas de alunos das escolas do concelho, disputou-se no Campo Municipal e os alunos do 1.º e 2.º anos realizaram provas de atletismo, enquanto os alunos dos 3.º e 4.ºanos participaram nos torneios de gira-volei.

A segunda fase do “Vamos Competir” vai realizar-se no dia 19 de junho, com um torneio de futebol que será disputado pelos alunos dos 3.º e 4.º anos.

O projeto “Vamos Competir” tem como objetivo fomentar a prática desportiva nas crianças do 1.º ciclo das escolas do concelho de Vale de Cambra e surge da necessidade de “sensibilizarmos as nossas crianças e os encarregados de educação para os benefícios da prática de actividade física regular e, simultaneamente, proporcionar-lhes a oportunidade de vivenciarem uma experiência diferente, de adquirirem hábitos de autodisciplina, bem como de fomentar o espírito de equipa”, afirma José Pinheiro, presidente da autarquia.

Pág. 1 de 20

MAIS NOTÍCIAS

Notícias

Consulte o histórico de notícias!

Aqui...

CALENDÁRIO ESCOLAR

Calendário Escolar

Tudo sobre o ano letivo 2016/2017.

Aqui...