Login Registe-se Diminuir tamanho da letra Aumentar tamanho da letra
Florestas
»
Florestas
Floresta

Sou proprietário (a) de uma habitação e os terrenos em redor têm uma vegetação muito densa, o que está a colocar a minha habitação em perigo de incêndio. O que devo fazer?
É obrigatória uma limpeza de 50 metros em redor da habitação. Se o proprietário do terreno não efectuar a limpeza, deve apresentar a reclamação no atendimento da respectiva Câmara Municipal.


O que é necessário para obter o cartão de utilizador?
Entende-se por queima o uso do fogo para eliminar sobrantes de exploração (cortados ou amontoados). As queimas não estão sujeitas a licenciamento. É proibido a sua realização durante o período crítico (Normalmente de 1 de Julho a 30 de Setembro) e sempre que se verifique risco de incêndio muito elevado e máximo (Dias de muito calor, muito vento e pouca humidade).

Quando posso efectuar queimadas?
Entende-se por queimadas o uso do fogo para renovação de pastagens e eliminação de restolho.
As queimadas só são permitidas fora do período crítico (Normalmente de 1 de Julho a 30 de Setembro, podendo ser alterado) e após licenciamento na Câmara Municipal.


Quando e onde, posso fazer um depósito de madeiras?
É interdito o depósitos de madeiras e outros produtos resultantes de exploração florestal ou agrícola, de outros materiais de origem vegetal e de produtos altamente inflamáveis nas redes de faixas e nos mosaicos de parcelas de gestão de combustível, com excepção dos aprovados pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios.
Durante os meses de Julho, Agosto e Setembro, só é permitido empilhamento em carregadouro de produtos resultantes de corte ou extracção (estilha, rolaria, madeira, cortiça e resina) desde que seja salvaguardada uma área sem vegetação com 10 metros em redor e garantindo que nos restantes 40 metros a carga combustível é inferior ao estipulado.


É permitido o lançamento de foguetes e outro tipo de artifício?
Durante o período crítico não é permitido o lançamento de balões com mecha acesa e de quaisquer tipos de foguetes.
Em todos os espaços rurais, durante o período crítico, a utilização de fogo de artifício ou outros artefactos pirotécnicos, que não os indicados anteriormente, está sujeita a autorização prévia da respectiva Câmara Municipal.Durante os meses de Julho, Agosto e Setembro, só é permitido empilhamento em carregadouro de produtos resultantes de corte ou extracção (estilha, rolaria, madeira, cortiça e resina) desde que seja salvaguardada uma área sem vegetação com 10 metros em redor e garantindo que nos restantes 40 metros a carga combustível é inferior ao estipulado.
O pedido de autorização referido deve ser solicitado com pelo menos 15 dias de antecedência.
Fora do periodo crítico, e sempre que se verifique o risco de incêndio muito elevado e máximo, mantêm-se as restrições acima mencionadas.